23.10.11

Vôlei de praia brasileiro consolida seu domínio nas Américas


Neste sábado, o Brasil ganhou seis medalhas nos Jogos Pan-Americanos. Apesar de permanecer na segunda colocação com 18 ouros (30 atrás dos Estados Unidos, líderes disparados), 16 pratas e 22 bronzes, os brasileiros veem três países se aproximarem perigosamente no quadro geral de medalhas: Canadá, Cuba e México têm apenas dois ouros a menos.

A única medalha de ouro do dia foi ganha no vôlei de praia, na mesma Puerto Vallarta que voltou a testemunhar o ouro de uma dupla brasileira campeã mundial: depois de Juliana e Larissa no feminino, foi a vez de Alison e Emanuel ganharem o Pan no masculino. O título veio com a vitória sobre a dupla venezuelana Hernández/Mussa por 2 a 0 (21/17 e 21/12). Foi o segundo título de uma dupla brasileira masculina em um Pan - em 2007, no Rio, o próprio Emanuel tinha ganho em dupla com Ricardo.

Três medalhas de prata também foram conquistadas: na maratona aquática, Poliana Okimoto (2:05'51"3) terminou atrás da argentina Cecilia Biagioli, campeã com 2:04'11"5. O bronze ficou com a norte-americana Christine Jennings, com 2:05'52"2. Na luta livre, Aline Ferreira foi derrotada na final (categoria até 72 quilos) pela cubana Lisset Hechevarria. No tênis, Rogério Dutra perdeu a final masculina de simples para o colombiano Robert Farah por 2 a 0 (6/4 e 6/3). Além disso, foram ganhas duas medalhas de bronze, com Joice da Silva, na luta livre até 55 quilos, e Marcelo Giardi, na categoria Wakeboard do esqui aquático.

Com a fácil vitória por 41 a 17 sobre a República Dominicana na semifinal, o handebol masculino tentará o tricampeonato pan-americano - novamente contra a Argentina, que derrotou o Chile com certa dificuldade, 26 a 25. Na segunda rodada do basquete feminino, o Brasil nem tomou conhecimento da frágil seleção da Jamaica, vencendo por impiedosos 116 a 34 e garantindo vaga antecipada nas semifinais. O mesmo tinha ocorrido com a seleção feminina de futebol, mas o empate sem gols e sem graça com o Canadá levou a decisão do primeiro lugar do Grupo B ao sorteio, já que as duas seleções estavam empatadas em tudo. O Brasil levou a melhor e enfrentará as anfitriãs mexicanas, segundas colocadas do Grupo A, na semifinal. As canadenses enfrentarão a Colômbia na outra partida que valerá vaga na final.

Foto: Vipcomm

Nenhum comentário: