26.10.11

Mil vezes Brasil


O Brasil ganhou seis medalhas nesta terça-feira, nos Jogos Pan-Americanos. Com isso, são 29 ouros, 20 pratas e 32 bronzes, o que faz com que o país se mantenha na segunda colocação.

Uma medalha de ouro merece menção especial, por ser a milésima conquistada pelo Brasil nos 60 anos de história dos Jogos Pan-Americanos. A ginástica artística teve um dia glorioso com o ouro conquistado pela equipe masculina, quatro anos depois da amarga prata no Rio (a equipe campeã daquele ano, a de Porto Rico, desta vez acabou em segundo, enquanto os Estados Unidos terminaram com o bronze). Além disso, quatro ginastas se classificaram para as finais individuais (Sérgio Sasaki Júnior fará as finais do individual geral - juntamente com Petrix Barbosa -, no cavalo, nas paralelas e no solo, nesta juntamente com o bicampeão mundial Diego Hypolito, também classificado para o salto; Arthur Zanetti fará a final nas argolas).

No atletismo, Rosângela Santos foi a mulher mais rápida deste Pan, ao conquistar o ouro nos 100 metros rasos, com o tempo de 11"22. A norte-americana Barbara Pierre foi prata, com 11"25, e a barbadiana Shakera Reece foi bronze, com 11"26. A outra brasileira na final, Ana Cláudia Lemos, acabou em quarto, com 11"35. Uma velocista brasileira conquistou o ouro num Pan depois de 28 anos: Esmeralda Garcia foi campeã em 1983, nos Jogos de Caracas.

Quatro medalhas de bronze foram ganhas pelos brasileiros nesta terça: no boxe, Robenílson de Jesus (na categoria até 56 quilos) e o campeão mundial amador Everton Lopes (até 64 quilos) foram derrotados em suas semifinais, mas subiram ao pódio. Na esgrima, Guilherme Toldo também foi terceiro no florete. No basquete feminino, o Brasil derrotou a Colômbia por 87 a 48, ficando com o bronze - na final, Porto Rico derrotou o México por 85 a 67.

No polo aquático, as seleções brasileiras também venceram, garantindo vaga nas semifinais. No masculino, 19 a 10 na Venezuela - o próximo adversário será o Canadá, enquanto Estados Unidos e Cuba se enfrentam. No feminino, 10 a 3 também sobre as venezuelanas - na semifinal, haverá o difícil encontro contra os Estados Unidos, com a outra partida sendo entre Canadá e Cuba.

Na segunda rodada do vôlei masculino, o Brasil derrotou Porto Rico por 3 a 0 (25/22, 25/14 e 25/18) e praticamente garantiu vaga nas semifinais - para isso, precisa vencer apenas um set na partida contra os Estados Unidos, que perderam para o Canadá por 3 a 2 (21/25, 25/23, 37/39, 35/33 e 15/12).

No futebol, mais uma vez nossas mulheres salvaram a pátria enquanto os homens passaram vexame. Na semifinal disputada no Estádio Omnilife, o Brasil derrotou o México por 1 a 0, com gol de Maurine aos 34 minutos do segundo tempo. As brasileiras tentarão o tricampeonato pan-americano contra o Canadá, que venceu a Colômbia por 2 a 1.

Foto: Vipcomm

Nenhum comentário: