21.10.11

O dia da afirmação e da redenção


Este foi um dia especial para os esportistas brasileiros nestes Jogos Pan-Americanos. Seis medalhas foram conquistadas por nossos atletas nesta quinta-feira em Guadalajara, mas duas delas (ambas de ouro) foram dignas de muita comemoração.

Na natação, mais uma vez, César Cielo Filho mandou bem, ao conquistar o bicampeonato dos 50 metros livre, sua grande especialidade (prova da qual é campeão olímpico, bicampeão mundial e recordista mundial). E novamente, como fizera no Rio há quatro anos, batendo o recorde pan-americano (com o tempo de 21"58). De quebra, houve uma dobradinha brasileira: Bruno Fratus ficou com a prata (22"05). O cubano Hanser García (22"15) ficou com o bronze.

No vôlei, as meninas do Brasil, campeãs olímpicas e vice-campeãs mundiais, estavam com as rivais cubanas entaladas na garganta - haviam perdido para Cuba em casa, em 2007. Mas as comandadas por José Roberto Guimarães jogaram com muita garra e recuperaram o título que não conquistava há doze anos, ao vencer por 3 a 2 (25/15, 21/25, 25/21, 21/25 e 15/10). A conquista consolida a força e a união da equipe, depois de um início difícil, com a grave contusão sofrida pela ponteira Jaqueline. Na disputa da medalha de bronze, os Estados Unidos derrotaram a República Dominicana por 3 a 1 (23/25, 25/16, 25/20 e 25/19).

Três medalhas de bronze foram ganhas pelos brasileiros: no dueto do nado sincronizado, com Nayara Figueira e Lara Teixeira; no squash, masculino por equipes; e no tiro, com Luiz Fernando da Graça na dupla fossa olímpica. Passados seis dias de competições, o Brasil segue em segundo lugar no quadro geral, com 14 ouros, 12 pratas e 16 bronzes.

No handebol masculino, o Brasil confirmou a primeira colocação no Grupo A ao vencer o Chile por 36 a 22 - as duas equipes estão classificadas para as semifinais, que serão Brasil x República Dominicana e Argentina x Chile. No futebol feminino, a Seleção se classificou às semifinais ao derrotar a Costa Rica por 2 a 1, e disputará a primeira colocação no Grupo B com o Canadá.

Nenhum comentário: