24.10.11

Vela dá um empurrão para o Brasil no Pan


O Brasil deu uma bela disparada no quadro de medalhas dos Jogos Pan-Americanos graças ao espetacular desempenho deste domingo: nada menos do que oito medalhas de ouro foram ganhas pelos brasileiros, das doze conquistadas pelo país. Seguimos na segunda colocação, com 26 ouros (31 atrás dos líderes Estados Unidos, e oito à frente do Canadá, o terceiro colocado), 17 pratas e 25 bronzes.

O atletismo começou com o pé direito sua saga por Guadalajara, com a medalha de ouro na maratona feminina, com Adriana da Silva, que ainda estabeleceu o novo recorde pan-americano (2:36'37") - a prata ficou com a mexicana Madai Pérez (2:38'03"), e o bronze com a peruana Gladys Tejeda (2:42'09"). Reinaldo Colucci ficou com o título do triatlo no masculino (entre as mulheres, Pamella Nascimento foi bronze), e a seleção feminina de handebol conquistou o tetracampeonato pan-americano - e, de quebra, garantiu vaga na sua quarta Olimpíada consecutiva - ao derrotar com facilidade a Argentina, por 33 a 15 (a República Dominicana ficou com o bronze ao vencer o México por 33 a 31). Assim como está garantida em Londres a nossa equipe do hipismo, bronze no concurso completo por equipes.

Mas foi a vela a grande responsável por essa disparada brasileira no quadro de medalhas deste Pan. Cinco ouros foram ganhos pelos velejadores brasileiros: dois deles na classe RS:X, com Ricardo Winicki no masculino e Patrícia Freitas no feminino; além de Matheus Dellagnello na classe Sunfish; Alexandre do Amaral e Gabriel Borges, na Snipe; e a tripulação da classe J24. A vela neste domingo também rendeu a prata a Bernardo Arndt e Bruno Oliveira na Hobie 16, e o bronze à equipe na classe Lightning.

No basquete feminino, em um confronto entre seleções já classificadas, o Brasil derrotou a Colômbia por 86 a 53 e enfrentará Porto Rico na semifinal (as colombianas enfrentarão o México). As seleções brasileiras de polo aquático estrearam com vitória (a feminina venceu o México por 8 a 5, e a masculina derrotou a Argentina por 10 a 8). Apenas o futebol masculino destoou: jogando de forma irreconhecível, a Seleção (representada por jogadores até 20 anos, reservas em seus clubes) perdeu por 3 a 1 para a Costa Rica e foi eliminada na primeira fase.

Foto: Vipcomm

Nenhum comentário: