28.10.11

O Brasil nesta quinta: muito bem no individual, nem tanto no coletivo


O Brasil teve um excelente dia nesta quinta-feira, em Guadalajara: 19 medalhas, seis delas de ouro, foram importantes para o país se manter no segundo posto com 37 ouros (apenas dois a mais que Cuba), 25 pratas e 46 bronzes.

O judô nos foi de suma importância, visto que as duas medalhas de ouro conquistadas nesta modalidade foram em vitórias sobre cubanos nas finais: Leandro Guilheiro (foto, até 81 quilos) e Tiago Camilo (até 90 quilos). Duas judocas brasileiras ainda conquistaram o bronze: Maria Mazzoleni (até 70 quilos) e Mayra Aguiar (até 78 quilos).

No atletismo, foram mais seis medalhas: dois ouros (Ana Cláudia Lemos, nos 200 metros rasos feminino, e Marílson dos Santos, nos 10.000 metros rasos masculino), uma prata (Cruz Nonata da Silva, nos 5.000 metros rasos feminino) e três bronzes (Bruno de Barros, nos 200 metros rasos masculino; Jefferson Sabino, no salto triplo; e Giovani dos Santos, nos mesmos 10.000 metros que deram o ouro a Marílson).

Na ginástica artística, Diego Hypolito conquistou o bicampeonato pan-americano no solo, enquanto Arthur Zanetti foi prata nas argolas. No halterofilismo, pela primeira vez um brasileiro subiu ao local mais alto do pódio: Fernando Reis, na categoria mais de 105 quilos. No hipismo, a equipe brasileira foi prata por equipes nos saltos, classificando-se para as Olimpíadas de Londres.

No boliche, Marcelo Suartz foi bronze no individual masculino. Também terminaram em terceiro a equipe brasileira da canoagem (K4 1.000 metros), César de Castro nos saltos ornamentais (trampolim de três metros) e Wellington Barbosa no caratê (categoria mais de 84 quilos).

No futebol feminino, o Brasil marcou logo no início da grande final contra o Canadá e poderia ter feito mais, mas deixou as canadenses se recuperarem, a ponto de empatarem quase no final da partida. Na prorrogação, as atuais campeãs da Copa Ouro Feminina pareceram mais inteiras e dispostas, embora as brasileiras ainda atuassem com garra. Porém, na disputa de pênaltis, prevaleceu a maior calma das canadenses, que venceram por 4 a 3 e conquistaram a inédita medalha de ouro pan-americana, vingando-se da derrota na final de 2003, em Santo Domingo. Na disputa do bronze, as anfitriãs mexicanas precisaram do tempo extra para derrotar a surpreendente Colômbia por 1 a 0.

De fato, não foi um bom dia para o esporte coletivo brasileiro neste Pan: na semifinal masculina do polo aquático, o Brasil fez grande partida, mas perdeu por 8 a 6 para os canadenses. Disputará o bronze contra Cuba, que perdeu para os Estados Unidos por 12 a 2. No basquete masculino, pela segunda rodada, os brasileiros chegaram a dominar a partida, mas erraram muito e foram derrotados pelos norte-americanos por 88 a 77. Nesta sexta-feira, o Brasil (campeão do basquete nos três últimos Pans) fará uma partida decisiva contra a República Dominicana, para buscar vaga nas semifinais.

Foto: Vipcomm

Nenhum comentário: