25.10.11

A glória solitária do tricampeão Stürmer e outros fatos do Brasil no Pan


Nesta segunda-feira, o Brasil conquistou sete medalhas nos Jogos Pan-Americanos, em Guadalajara. Com isso, são 26 ouros (31 atrás dos líderes norte-americanos e sete à frente dos cubanos, os terceiros colocados), 18 pratas e 25 bronzes, com o país prosseguindo na segunda colocação geral.

A única medalha de ouro brasileira do dia foi na patinação artística, com Marcel Stürmer conquistando o tricampeonato pan-americano no programa livre individual masculino. A modalidade não olímpica nos rendeu mais uma medalha, o bronze de Talitha Haas no livre individual feminino.

No atletismo, foram quatro medalhas: duas de prata (Fabiana Murer no salto com vara e Cruz Nonata da Silva nos 10.000 metros rasos feminino) e duas de bronze (Joílson Silva nos 5.000 metros rasos masculino e Ronald Julião no lançamento de disco). No handebol masculino, o Brasil tentava o tricampeonato e a vaga imediata nas Olimpíadas de Londres. Mas a Argentina, em ótima fase, fez uma grande partida e ganhou o ouro com justiça, ao vencer por 26 a 23 - agora, o Brasil terá que disputar um difícil Pré-Olímpico em abril do próximo ano, com Espanha, Islândia e outra seleção europeia a ser definida. Na disputa do terceiro lugar, o Chile ficou com o bronze ao vencer a República Dominicana por 27 a 24.

Na semifinal do basquete feminino, o Brasil cometeu muitos erros e foi derrotado por Porto Rico: 69 a 68. As porto-riquenhas enfrentarão na final as donas da casa: o México derrotou a Colômbia por 64 a 58. As duas seleções de polo aquático também perderam: a masculina levou 8 a 5 dos Estados Unidos, e a feminina, 13 a 4 do Canadá. Pelo menos o vôlei masculino, atual tricampeão mundial e campeão pan-americano, estreou com vitória: fáceis 3 a 0 (25/17, 25/13 e 25/13) sobre os canadenses.

Foto: Vipcomm

Nenhum comentário: