18.10.11

Das piscinas de Guadalajara, o susto que virou glória


Os atletas brasileiros tiveram mais um bom dia nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Depois das medalhas conquistadas nesta segunda-feira, o Brasil permanece na segunda colocação no quadro geral de medalhas, com nove ouros, cinco pratas e sete bronzes - à frente dos anfitriões mexicanos, que têm três ouros a menos, e atrás apenas dos Estados Unidos, com sete ouros a mais.

Isso não veio sem antes que a nossa natação acabasse passando por um grande susto: na final dos 200 metros nado borboleta, mesmo sem estar entre os favoritos, Leonardo de Deus acabou na primeira colocação, com o tempo de 1'57"92. Mas ele foi desclassificado pela organização do Pan, sob a alegação de que havia usado publicidade na touca, o que é proibido pelo regulamento. Mas a falha maior foi da própria organização, já que ela teria que conferir as vestimentas dos atletas antes das provas. A punição absurda causou protestos dos dirigentes brasileiros, que fizeram a organização mudar de ideia e devolver a medalha de ouro ao nadador. A prata ficou com o norte-americano Daniel Madwed (1'58"52) e o bronze, com outro brasileiro, Kaio Márcio Almeida (1'58"78).

Veio das piscinas mais um ouro conquistado pelo nadador Thiago Pereira, nos 100 metros costas, com 54"56. Assim como na prova anterior, outro brasileiro ficou com o bronze: Guilherme Guido obteve o tempo de 54"81. Mais um americano acabou com a prata: Eugene Godsoe fez 54"61. Pereira conquistou sua nona medalha de ouro em Pans, a terceira em Guadalajara. Entre os atletas nacionais de todas as modalidades, só está atrás do mesa-tenista Hugo Hoyama, que nesta segunda ganhou sua 10ª medalha dourada ao levar o Brasil ao título por equipes, ao vencer a Argentina por 3 a 1 na final. O outro ouro brasileiro do dia foi na ginástica rítmica, com o título no concurso geral de conjuntos com cinco bolas. Também na ginástica rítmica, Angélica Kvieczynski (que já tinha ganho o bronze no individual geral) conquistou mais dois bronzes, nos exercícios de bola e aro.

Nos esportes coletivos, o Brasil obteve duas importantes vitórias no feminino. No handebol, a seleção tricampeã pan-americana conseguiu vaga nas semifinais ao massacrar o Uruguai por 43 a 15. Já no vôlei, no grande clássico das Américas, as brasileiras derrotaram Cuba por 3 a 1 (25/23, 21/25, 25/22 e 25/18), terminando em primeiro no Grupo A e garantindo-se entre os quatro melhores, juntamente com os Estados Unidos, líderes do Grupo B. Na semifinal, quarta-feira, as brasileiras enfrentarão a seleção vencedora de Porto Rico x República Dominicana, enquanto as norte-americanas esperarão quem vencer a partida Cuba x Peru. As finais serão na quinta-feira.

Foto: Vipcomm

Nenhum comentário: