30.10.11

Brasil garante a melhor campanha fora de seus domínios


O Brasil garantiu o terceiro lugar na classificação geral do quadro de medalhas dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara (repetindo a colocação obtida no Rio, em 2007), apesar da reação do anfitrião México, empurrado pela torcida local e ganhando medalhas a granel - especialmente nos saltos ornamentais, em que ganhou todas as oito medalhas de ouro em disputa. Como era previsto, os cubanos tiveram espetacular desempenho no boxe, garantindo o segundo lugar no quadro, atrás apenas dos Estados Unidos.

Os brasileiros ganharam duas medalhas de ouro neste sábado. No judô, Felipe Kitadai foi o campeão na categoria até 60 quilos. No vôlei, o mistão levado pelo Brasil (mesclando novatos com veteranos como Gustavo) defendeu seu título com honra e galhardia, ao derrotar Cuba na final, por 3 a 1 (25/11, 24/26, 25/18 e 25/19). É a primeira vez em que o país ganha dois ouros consecutivos no vôlei masculino: antes de 2007, havia ganho em 1963 e 1983. Na disputa do terceiro lugar, a Argentina ganhou o bronze ao derrotar a briosa equipe mexicana por 3 a 2 (25/18, 22/25, 20/25, 25/22 e 15/13).

Atletas brasileiros ganharam quatro medalhas de prata: no boxe, Róbson da Conceição (até 60 quilos) e Yamaguchi Florentino (até 81 quilos) foram derrotados em suas finais (evidentemente, para pugilistas cubanos); o mesmo ocorreu com a judoca Érika Miranda (até 52 quilos). Na canoagem, Niválter de Jesus também foi o segundo colocado, na categoria C1 (200 metros).

A canoagem também rendeu o bronze na categoria K2 masculino (200 metros). O mesmo ocorreu com o cavaleiro Bernardo Alves, no concurso individual de saltos do hipismo; com a equipe masculina de sabre na esgrima; com a judoca Sarah Menezes, na categoria até 48 quilos; com a carateca Valéria Kumizaki, até 55 quilos; e com a seleção masculina de polo aquático, que derrotou Cuba por 14 a 7 na disputa do terceiro lugar. Na final, os Estados Unidos venceram o Canadá por 7 a 3, ganhando o ouro e a vaga imediata em Londres.

Depois de uma campanha vexatória na primeira fase, restou à seleção masculina de basquete disputar o quinto lugar contra o Canadá. Desta vez, não houve maiores sustos: os brasileiros venceram por 74 a 56. A final será entre México (71 a 55 nos Estados Unidos) e Porto Rico (85 a 77 na República Dominicana). É a segunda vez consecutiva em que os porto-riquenhos disputam a final do basquete contra os anfitriões do Pan (perderam para o Brasil em 2007).

Na estreia do rúgbi de sete no programa pan-americano, a seleção masculina jogou mal a sua primeira partida e foi massacrada pelo Canadá: 45 a 0. Na segunda rodada, o Brasil empatou em 19 a 19 com os Estados Unidos; na terceira, derrotaram o Chile por 14 a 7. Terceiro colocado em seu grupo, o Brasil enfrentará o Uruguai nas quartas de final, na primeira partida do último dia do torneio.

Após o penúltimo dia de competições, o Brasil soma 47 medalhas de ouro, 35 de prata e 58 de bronze. Esta é a melhor campanha brasileira num Pan-Americano disputado fora do país.

Foto: Vipcomm

Nenhum comentário: