Foto: Cezar Loureiro/Agência O Globo |
O Comitê Olímpico Brasileiro anunciou nesta sexta-feira que o cavaleiro Rodrigo Pessoa será o porta-bandeira da delegação brasileira na cerimônia de abertura dos Jogos da XXX Olimpíada, no próximo dia 27, no Estádio Olímpico de Londres. Foi feita justiça a um dos maiores vencedores do hipismo, com vários títulos conquistados em mais de trinta anos de carreira.
Esta é a sexta Olimpíada de Pessoa - na primeira, em 1992, foi colega de equipe do próprio pai, o cavaleiro Nelson Pessoa Filho. Sua primeira medalha olímpica foi conquistada quatro anos mais tarde, com o bronze na competição por equipes, o que seria repetido em 2000 - o mesmo ano em que sofreu um dos maiores fiascos de sua carreira, com a refugada do cavalo Baloubet du Rouet, com quem tinha sido campeão mundial dois anos antes. Porém, a redenção viria nos Jogos de Atenas, em 2004, com o ouro obtido na prova individual (acima). Completam o seu laurel quatro medalhas pan-americanas: dois ouros por equipes (1995 e 2007), uma prata no individual (2007) e outra por equipes (2011).
Rodrigo Pessoa será o primeiro cavaleiro a empunhar a bandeira do Brasil numa cerimônia de abertura de Jogos Olímpicos. O atletismo é, com folga, o esporte que mais teve porta-bandeiras brasileiros: nove vezes - a mais recente em 1996, nos Jogos de Atlanta, com o fundista Joaquim Cruz, ouro nos 800 metros rasos em 1984 e prata na mesma prova em 1988. A única mulher a ser porta-bandeira numa Olimpíada de Verão até hoje foi Sandra Pires, do vôlei de praia, em 2000. Em 2004 e 2008, a bandeira brasileira foi carregada por iatistas (Torben Grael e Robert Scheidt, respectivamente).
Nenhum comentário:
Postar um comentário