28.7.12

A largada brasileira não poderia ser melhor

Foto: Divulgação
Foi um primeiro dia histórico para o esporte brasileiro nestes Jogos Olímpicos de Londres. Logo de cara, nossos atletas ganharam três medalhas, duas delas no judô (com Felipe Kitadai, bronze no masculino, e o histórico ouro de Sarah Menezes - o primeiro do judô olímpico brasileiro em 20 anos, e também o primeiro do nosso judô feminino), ambos na categoria ligeiro (até 60 quilos para os homens, e até 48 quilos para as mulheres).

A outra medalha, de prata, veio na natação: quando poucos esperavam, Thiago Pereira (que tinha a fama de ser uma eterna promessa que sumia em momentos decisivos) ganhou a prata nos 400 metros quatro estilos, com o tempo de 4'08"86. O ouro ficou com o norte-americano Ryan Lochte (4'05"18), e o bronze com o japonês Kosuke Hagino (4'08"94). O supercampeão Michael Phelps ficou apenas na quarta colocação (4'09"28).

Nos esportes coletivos, foi a vez das mulheres: no futebol, pela segunda rodada, mesmo sem jogar tudo o que sabe, o Brasil derrotou a Nova Zelândia por 1 a 0, em Cardiff, e garantiu vaga nas quartas de final (enfrentará a anfitriã Grã-Bretanha na última rodada, terça-feira). No handebol, as brasileiras estrearam derrotando a Croácia por 24 a 23. No vôlei, as atuais campeãs olímpicas também estrearam com uma difícil vitória: 3 a 2 sobre a Turquia (25/18, 23/25, 25/19, 25/27 e 15/12). Só o basquete destoou um pouco: derrota para a França por 73 a 58.

Após este primeiro dia de competições, o Brasil está em quarto lugar no quadro de medalhas (que chegou a liderar em certo momento), empatado com a Coreia do Sul. A China lidera, com quatro ouros (e dois bronzes), com a Itália em segundo, com dois ouros (cinco no total), e os Estados Unidos em terceiro, com um ouro e duas pratas (além de dois bronzes).

Nenhum comentário: