6.7.11

Pyeongchang 2018: Uma vitória tão incontestável quanto merecida

E, mais uma vez, a favorita ganhou. Como tinha acontecido na corrida para sediar os Jogos Olímpicos de 2016, quando o Rio de Janeiro cresceu na reta final, um país sediará pela primeira vez uma edição das Olimpíadas de Inverno. Pyeongchang, na Coreia do Sul, confirmou o seu favoritismo ganhando o direito de receber o maior evento esportivo no gelo e na neve com sobras.

Dos 95 delegados do COI que votaram em uma das candidatas, 63 deram seu voto à cidade sul-coreana, dando a ela a vitória logo na primeira rodada, por maioria absoluta - o que premia a persistência da cidade sul-coreana de cerca de 50 mil habitantes, situada na região de Gangwon, no nordeste do país, que havia perdido por pouco para Vancouver (na corrida para sediar em 2010) e Sochi (para 2014). 25 votos foram para a alemã Munique, e 7 foram para a francesa Annecy.

Os XXIII Jogos Olímpicos de Inverno serão disputados em Pyeongchang de 9 a 25 de fevereiro de 2018. Pouco depois, a mesma cidade sediará os XII Jogos Paraolímpicos de Inverno.

Nenhum comentário: