24.7.11

Competindo em casa, Brasil termina em primeiro

O Brasil terminou em primeiro lugar no quadro geral de medalhas dos V Jogos Mundiais Militares, encerrados neste domingo no Rio de Janeiro. Durante esta semana de competições, o quadro foi liderado na maior parte do tempo pela China, mas várias vitórias brasileiras sobre os chineses (principalmente no vôlei e no vôlei de praia, em que os dois países se enfrentaram nas quatro finais e o Brasil venceu todas) asseguraram o primeiro lugar no quadro de medalhas, com 45 ouros, 33 pratas e 36 bronzes (114 medalhas no total). A China acabou em segundo, com 37 medalhas de ouro (99 no total), e a Itália em terceiro, com 14 ouros (51 no total).


Como dito, o Brasil mostrou grande força nos esportes coletivos, quando contou com jogadores experientes inscritos nas Forças Armadas, que dão a eles apoio e ajuda de custo, dependendo da produtividade (o que é feito também nas modalidades individuais). Dos cinco torneios em disputa (basquete masculino, futebol masculino, futebol feminino, vôlei masculino e vôlei feminino), o Brasil só não ganhou o ouro no futebol masculino - ficou com o bronze, ao derrotar o Catar por 1 a 0 na prorrogação (na final, a Argélia venceu o Egito, também por 1 a 0). No feminino, o Brasil goleou a Alemanha por 5 a 0 na decisão, tendo Kátia Cilene como destaque. No basquete, o Brasil derrotou a Grécia por 76 a 64. No vôlei, o país-sede venceu a China nas duas finais (3 a 0 no masculino e 3 a 1 no feminino).


Individualmente, os destaques foram Ana Cláudia Lemos, ouro nos 200 metros rasos do atletismo; Diogo Silva, ouro no taekwondo (até 68 quilos); e Leandro Guilheiro, medalhista olímpico em 2004 e ouro no judô (meio-pesado).


A próxima edição dos Jogos Mundiais Militares será em 2015, em Mungyeong, na Coreia do Sul.


Foto: Jorge William/Agência O Globo

Nenhum comentário: