14.7.11

As casernas se movimentam



Terão início oficialmente neste sábado, com a cerimônia de abertura no Estádio Olímpico João Havelange, os quintos Jogos Mundiais Militares, a mais nova edição de uma competição poliesportiva que cresce a cada evento (um dia antes, acontecerá a primeira rodada do torneio de futebol).


A competição é organizada pelo Conselho Internacional dos Esportes Militares desde 1995 (ano do cinquentenário do fim da Segunda Guerra Mundial), quando a primeira edição foi disputada em Roma, na Itália. O evento é disputado por atletas militares de todo o planeta, e por vários outros atletas de renome que são inscritos nas Forças Armadas de seus países com a intenção de disputá-lo.


No Rio, quase 5 mil atletas de 108 países competirão por medalhas em 20 modalidades esportivas, sendo que cinco delas exclusivamente militares (orientação, paraquedismo, pentatlo aeronáutico, pentatlo militar e pentatlo naval). As outras 15 podem ser vistas em qualquer competição paradesportiva (atletismo, basquete, boxe, esgrima, futebol, hipismo, judô, natação, pentatlo moderno, taekwondo, tiro, triatlo, vela, vôlei e vôlei de praia). Os organizadores cariocas, que usarão grande parte das instalações utilizadas nos Jogos Pan-Americanos de 2007, pretendem fazer com que esta competição seja o primeiro grande evento-teste para os Jogos Olímpicos de 2016.


Na mais recente edição dos Jogos Mundiais Militares, disputada em 2007 na cidade indiana de Hyderabad, a Rússia terminou na liderança do quadro de medalhas, com 42 ouros, 29 pratas e 29 bronzes (100 medalhas no total), seguido de China (38 ouros) e Alemanha (7 ouros). O Brasil ficou na 33ª colocação, com duas pratas e um bronze. Apesar disso, o país anfitrião deste ano tem a meta de terminar pelo menos entre os cinco primeiros colocados no quadro de medalhas.


As competições irão até o dia 24.

Nenhum comentário: