7.7.11

O drama de Cielo



Na última sexta-feira, foi divulgado pela CBDA que quatro nadadores (entre eles, o campeão olímpico e recordista mundial César Cielo Filho) foram flagrados em um exame antidoping realizado durante o Troféu Maria Lenk desta temporada. Todos os quatro nadadores tiveram resultado positivo na substância Furosemida, que não é considerada doping, mas pode servir para mascarar substâncias dopantes, e a punição pode variar de uma simples advertência a uma suspensão por dois anos. A CBDA advertiu os nadadores e anulou-lhes os resultados no Maria Lenk, mas a FINA, a Federação Internacional de Natação, pretende dar uma punição maior.


Contudo, a instância máxima da natação mundial deixou o caso nas mãos da Corte Arbitral do Esporte, pedindo regime de urgência para resolver o problema a tempo da realização das Olimpíadas de Londres, que começarão daqui a um ano e 20 dias (isso depende do tempo de julgamento e do período de uma possível suspensão). No final deste mês, será disputado o Mundial de Esportes Aquáticos, em Xangai, na China, e a FINA quer que uma resposta seja dada antes disso.


Os nadadores acusados argumentam que o complemento alimentar, oriundo de uma farmácia de manipulação da cidade paulista de Santa Bárbara d'Oeste (terra natal de Cielo) que eles tomavam - e que teria originado toda a polêmica - sofreu um erro durante o processo manipulatório. Isso foi negado pela farmácia, embora ela tenha admitido a hipótese de contaminação por via aérea. Cielo conta com seu histórico de aprovações em constantes exames antidoping para construir sua defesa. Mas a FINA costuma ser implacável com a substância Furosemida: a menor suspensão dada por causa da substância foi de seis meses, mas ela costuma ser de dois anos. Se o julgamento for ágil e a suspensão menor se repetir, Cielo ficará de fora no máximo dos Jogos Pan-Americanos, que serão disputados em outubro, em Guadalajara, voltando a tempo de disputar as Olimpíadas.


Foto: Lancepress!

Nenhum comentário: