
O Grupo A se mostra um pouco mais equilibrado após duas rodadas disputadas: no sábado, Cuba derrotou Porto Rico por 67 a 50, e a anfitriã Colômbia venceu o Chile por 69 a 50. No domingo, as cubanas folgaram e as porto-riquenhas saltaram na frente na classificação, após a vitória por 68 a 46 sobre as colombianas. A Argentina estreou vencendo o Chile por 80 a 50.
Essa é a 11ª edição da Copa América Feminina de Basquete, que é disputada desde 1989. O Brasil defende o título conquistado em 2009, em Cuiabá, e é o maior campeão com quatro conquistas (ganhou também em 1997, 2001 e 2003). Como em sua versão masculina, trata-se de um torneio bienal e é classificatório, de forma alternada, para o Mundial e os Jogos Olímpicos. Neste ano, as dez seleções participantes são divididas em dois grupos, classificando-se os dois primeiros de cada grupo para as semifinais. Apenas a seleção campeã (que será definida no próximo sábado) garantirá vaga automática para as Olimpíadas de Londres - já estão classificadas as seleções de Grã-Bretanha (país-sede), Estados Unidos (campeões mundiais), Rússia (campeã europeia), China (campeã asiática) e Austrália (campeã da Oceania). Depois da campeã da Copa América, ainda será definida a campeã africana, no dia seguinte, em Máli.
As demais cinco vagas serão definidas no Pré-Olímpico Mundial, em local a ser definido pela FIBA (para onde irão as demais semifinalistas da Copa América). Já estão garantidas no torneio de última chamada quatro seleções europeias (Turquia, França, República Tcheca e Croácia), duas asiáticas (Coreia do Sul e Japão) e uma da Oceania (Nova Zelândia). Ainda irão para o torneio a vice-campeã e a terceira colocada do Campeonato Africano.
No masculino, jogando em casa, a China se sagrou campeã (pela 15ª vez em sua história) do Campeonato Asiático de Basquete e pegou a última vaga imediata para o torneio masculino de Londres. Na final, disputada em Wuhan, os chineses derrotaram a Jordânia por 70 a 69. Na disputa do terceiro lugar, a Coreia do Sul venceu as Filipinas por 70 a 68.
A China se junta a Grã-Bretanha, Estados Unidos, Tunísia, Austrália, Argentina, Brasil, Espanha e França no torneio masculino de basquete das Olimpíadas de 2012. Jordânia e Coreia do Sul disputarão o Pré-Olímpico Mundial, juntamente com Angola, Nigéria, Nova Zelândia, República Dominicana, Porto Rico, Venezuela, Rússia, Macedônia, Lituânia e Grécia, em que as três últimas vagas estarão em jogo.
Foto: FIBAAmericas.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário