26.9.11

Basquete do Brasil começa bem a Copa América Feminina

Com duas vitórias nas duas primeiras rodadas, a seleção brasileira feminina de basquete começou bem sua caminhada rumo ao título da Copa América Feminina de Basquete, que neste ano está sendo disputada na cidade colombiana de Neiva. Na estreia, sábado passado, o Brasil não tomou o menor conhecimento do Paraguai e venceu por humilhantes 117 a 34. Na segunda rodada, ontem, as brasileiras enfrentaram o Canadá, teoricamente o adversário mais difícil do Grupo B, e venceu também com tranquilidade, 56 a 39. O Brasil lidera a chave com duas vitórias, seguidas das canadenses (que estrearam vencendo o México por 72 a 45; no outro jogo da segunda rodada, as mexicanas perderam novamente, 69 a 64 para a estreante Jamaica).

O Grupo A se mostra um pouco mais equilibrado após duas rodadas disputadas: no sábado, Cuba derrotou Porto Rico por 67 a 50, e a anfitriã Colômbia venceu o Chile por 69 a 50. No domingo, as cubanas folgaram e as porto-riquenhas saltaram na frente na classificação, após a vitória por 68 a 46 sobre as colombianas. A Argentina estreou vencendo o Chile por 80 a 50.

Essa é a 11ª edição da Copa América Feminina de Basquete, que é disputada desde 1989. O Brasil defende o título conquistado em 2009, em Cuiabá, e é o maior campeão com quatro conquistas (ganhou também em 1997, 2001 e 2003). Como em sua versão masculina, trata-se de um torneio bienal e é classificatório, de forma alternada, para o Mundial e os Jogos Olímpicos. Neste ano, as dez seleções participantes são divididas em dois grupos, classificando-se os dois primeiros de cada grupo para as semifinais. Apenas a seleção campeã (que será definida no próximo sábado) garantirá vaga automática para as Olimpíadas de Londres - já estão classificadas as seleções de Grã-Bretanha (país-sede), Estados Unidos (campeões mundiais), Rússia (campeã europeia), China (campeã asiática) e Austrália (campeã da Oceania). Depois da campeã da Copa América, ainda será definida a campeã africana, no dia seguinte, em Máli.

As demais cinco vagas serão definidas no Pré-Olímpico Mundial, em local a ser definido pela FIBA (para onde irão as demais semifinalistas da Copa América). Já estão garantidas no torneio de última chamada quatro seleções europeias (Turquia, França, República Tcheca e Croácia), duas asiáticas (Coreia do Sul e Japão) e uma da Oceania (Nova Zelândia). Ainda irão para o torneio a vice-campeã e a terceira colocada do Campeonato Africano.

No masculino, jogando em casa, a China se sagrou campeã (pela 15ª vez em sua história) do Campeonato Asiático de Basquete e pegou a última vaga imediata para o torneio masculino de Londres. Na final, disputada em Wuhan, os chineses derrotaram a Jordânia por 70 a 69. Na disputa do terceiro lugar, a Coreia do Sul venceu as Filipinas por 70 a 68.

A China se junta a Grã-Bretanha, Estados Unidos, Tunísia, Austrália, Argentina, Brasil, Espanha e França no torneio masculino de basquete das Olimpíadas de 2012. Jordânia e Coreia do Sul disputarão o Pré-Olímpico Mundial, juntamente com Angola, Nigéria, Nova Zelândia, República Dominicana, Porto Rico, Venezuela, Rússia, Macedônia, Lituânia e Grécia, em que as três últimas vagas estarão em jogo.

Foto: FIBAAmericas.com

Nenhum comentário: