Em sua última partida na segunda fase da Copa América de Basquete, o Brasil não tomou conhecimento da difícil seleção de Porto Rico e venceu com tranquilidade: 94 a 72, com Marquinhos sendo o cestinha com 18 pontos, Guilherme Giovannoni como o líder dos rebotes (sete) e Alex Garcia o maior nas assistências (com quatro). Com a vitória, o Brasil - contra todos os prognósticos, que o apontavam como, no máximo, a terceira força da competição - acabou na primeira colocação desta fase, empatado em pontos com a Argentina (que derrotou a República Dominicana por 84 a 58), mas tendo vantagem no confronto direto. Os porto-riquenhos acabaram em terceiro e os dominicanos, em quarto.
A Venezuela, com a vitória por 92 a 80 sobre o Uruguai, terminou na quinta colocação e se classificou para o Pré-Olímpico Mundial, que será disputado no primeiro semestre de 2012, em local a ser definido pela FIBA. Na outra partida desta última rodada, o Panamá venceu o Canadá por 91 a 89.
Agora é para valer: neste sábado, serão definidas as seleções do continente que irão obter vagas para as Olimpíadas de Londres pela Copa América (os Estados Unidos, campeões mundiais no ano passado, já estavam classificados). O Brasil, primeiro colocado, enfrentará a República Dominicana, que terminou em quarto. Os dominicanos foram os responsáveis pela única derrota do Brasil nesta Copa América (79 a 74, na primeira fase). Mas os brasileiros estão hoje em fase bem melhor do que estavam naquela ocasião. Na outra semifinal, a Argentina, segunda, enfrentará Porto Rico, terceiro. Na primeira fase, os argentinos venceram por 81 a 74.
Quem vencer, vai à final de domingo e garante-se automaticamente nas Olimpíadas. Quem perder, junta-se à Venezuela no Pré-Olímpico Mundial.
Foto: AFP
Nenhum comentário:
Postar um comentário