2.10.10

Os Jogos do Império em que o Sol nunca se põe



Começa neste domingo, na cidade indiana de Nova Délhi, a 19ª edição dos Jogos da Comunidade Britânica, disputados pelos países que mantêm relações comerciais e históricas com o Reino Unido. Mais de seis mil atletas de 71 nações (entre países independentes, colônias e possessões britânicas) disputarão medalhas em 17 modalidades esportivas - de olímpicas, como atletismo, natação, ginástica artística e, futuramente, o rúgbi de sete, a netbol e bocha ao ar livre (lawn bowls), os dois esportes não olímpicos do evento.

Participam os países-membros da Comunidade Britânica (o que inclui alguns que nunca foram colonizados pela Grã-Bretanha, como Chipre e Moçambique) - curiosamente, os países que formam o Reino Unido (Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales) competem separadamente, ao contrário do que ocorre nos Jogos Olímpicos. A competição marca a estreia de Ruanda, país africano que se filiou à organização no ano passado. O evento é disputado desde 1930 (a cidade canadense de Hamilton sediou a primeira edição), tornando-se uma das mais tradicionais competições esportivas do planeta. Tanto que inspirou a criação de outros eventos entre países que falam o mesmo idioma, como os Jogos da Francofonia (disputados desde 1989) e da Lusofonia (que começaram em 2006).

A mais recente edição foi em 2006, em Melbourne, na Austrália - os anfitriões terminaram em primeiro lugar, com 84 ouros, seguidos de longe pela Inglaterra, com 36, e pelo Canadá, com 26. A Índia, sede deste ano, foi a quarta colocada com 22 medalhas de ouro.

Nenhum comentário: