27.4.09

A visita do COI, um momento decisivo



Nesta semana, a Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional está visitando o Rio de Janeiro, no estágio de avaliação das cidades candidatas a sediar os Jogos Olímpicos de 2016. A comissão do COI, chefiada pela marroquina Nawal el-Moutawakel, visita a terceira das quatro finalistas: Chicago e Tóquio já foram inspecionadas, e Madri o será no mês que vem.

Trata-se de um momento considerado decisivo para as pretensões cariocas em sediar a maior competição esportiva do planeta. Os delegados do COI conhecerão de perto as instalações utilizadas nos Jogos Pan-Americanos de 2007, além do projeto para 2016. Assim como ocorreu no Pan, o grande centro esportivo olímpico será a Barra da Tijuca e arredores, caso o Rio seja escolhido em 2 de outubro.

Um aspecto interessante do comitê de candidatura da Rio 2016 é a possibilidade de permitir que os integrantes da comissão possam ver por si próprios qual o nível de empolgação da população carioca com o projeto. Diferentemente do que ocorreu em Chicago e Tóquio, não foram contratadas claques de apoio - apenas foram distribuídos cartazes e faixas pela cidade, e pedido para que a população apoie a candidatura vestindo verde e amarelo. Não se sabe no que vai dar, se os cariocas irão apoiar, ignorar ou protestar contra a candidatura. Mesmo assim, o nível de apoio popular é considerado maior do que o das três concorrentes.

Nenhum comentário: