21.4.09

O fim do time principal de vôlei de Osasco: É a crise...

Foi anunciado nesta segunda-feira o fim de um dos maiores times de vôlei do país. O Osasco/Finasa, tricampeão da Superliga (2003, 2004 e 2005) e vice-campeão nas últimas quatro temporadas - a última no sábado passado, ao perder por 3 a 2 para o tetracampeão Rio de Janeiro/Rexona-AdeS, no Maracanãzinho - foi desmantelado pelo Grupo Bradesco, que mantinha o time. Porém, o projeto do vôlei, que mantém as categorias de base, continuará existindo.

De todo modo, não deixa de ser triste para o esporte brasileiro o fim abrupto de um time que, em 15 edições de uma das maiores competições nacionais do vôlei mundial, chegou à final em dez. A extinção do time adulto do Osasco deverá causar uma debandada de jogadoras para outras equipes nacionais, as que estiverem dispostas a pagar por jogadoras tão valiosas, dentre as quais algumas que subiram ao lugar mais alto do pódio nas Olimpíadas de Pequim. Há empecilhos, causados pela CBV, para que possam atuar no exterior - uma regra de pontuação para cada jogador impede a contratação de mais de dois atletas com números máximos de pontos por time. Isso pode causar o desemprego de atletas de alto nível.

Uma causa convincente para o fim da equipe pode ser a crise econômica que atinge o planeta desde o ano passado, que impede que grupos financeiros como o Bradesco invistam altas somas de dinheiro em projetos esportivos. Mas a criação de novos clubes de vôlei deveria ser incentivada, além do investimento de clubes de massa em modalidades ditas "amadoras". Feito isso com responsabilidade, o esporte brasileiro só terá a ganhar.

Nenhum comentário: