28.4.09

Gripe suína: E o Pan de 2011?



Todos estão sabendo da gripe suína, que está assustando o mundo inteiro. Ela começou pelo México, cujos habitantes estão em pânico com o fato: ruas desertas, habitantes usando máscaras cirúrgicas, ausência de reuniões, população com medo. E isso pode se refletir num futuro evento poliesportivo, embora ainda faltem dois anos e meio para sua realização.

Os próximos Jogos Pan-Americanos serão realizados em outubro de 2011, em Guadalajara. E a gripe suína já começou a fazer alguns estragos no mundo esportivo, mais exatamente no futebol: foram canceladas as finais da Copa Ouro Sub-17 da Concacaf, que seriam disputadas no México, além de ser adiada a segunda partida final da Liga dos Campeões das Américas do Norte e Central. Além disso, várias partidas do Campeonato Mexicano não tiveram público, atendendo a recomendações de autoridades locais, que contrarrecomendaram aglomerações. Se pouco ou nada for feito pelas autoridades médicas mexicanas, o Pan de 2011 pode correr um sério risco de ter que trocar de lugar...

Não seria a primeira vez que isso aconteceria. Curiosamente, o México foi o país beneficiado em certa ocasião: o Pan de 1975 seria, inicialmente, realizado em Santiago, mas a instabilidade política causada pelo golpe militar realizado dois anos antes causou a transferência, inicialmente, para São Paulo, que sediara a edição de 1963. Mas um surto de meningite na capital paulista causou nova mudança - desta vez para a Cidade do México, que sediou o segundo Pan, em 1955. Mais recentemente, uma epidemia de gripe aviária causou a transferência da Copa do Mundo Feminina de Futebol de 2003, que seria na China, para os Estados Unidos, que sediaram a edição anterior, em 1999 - os chineses receberiam a competição em 2007.

Felizmente, os avanços da ciência e a rapidez cada vez maior das informações fazem com que as pessoas tenham mais condições de se precaver, o que inclui cidades e países inteiros. Mesmo assim, nunca é bom dar sopa para o azar... Ou as consequências, para o esporte, poderão ser as piores possíveis.

Nenhum comentário: