23.8.07

Há 20 anos, a vitória que mudou a história do basquete



Nesta quinta-feira, fez 20 anos que deu-se uma das maiores zebras da história do basquete, e também uma das mais importantes vitórias do esporte brasileiro em todos os tempos. No dia 23 de agosto de 1987, a Seleção Brasileira de basquete masculino, de Oscar, Marcel e companhia (uma das melhores gerações desta modalidade no país, talvez só perdendo para a bicampeã mundial em 1959 e 1963), conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis, o berço deste esporte, ao derrotar os donos da casa por 120 a 115.

Esta tinha sido a primeira derrota da seleção norte-americana em seus domínios, em qualquer competição, além de ter sido a primeira vez em que os Estados Unidos sofreram mais de cem pontos numa única partida. O Brasil conquistou sua segunda medalha de ouro no basquete masculino num Pan (o primeiro tinha sido em 1971; depois, conquistaria mais três, em 1999, 2003 e 2007). Mas a importância maior deste surpreendente desfecho se deu fora das quadras.

Naquela época, havia uma espécie de cisão entre a NBA (que gere a milionária liga norte-americana) e a FIBA (a instância máxima do basquete no planeta), que proibia os participantes da liga de disputar competições internacionais de seleções, além de ter regras diferentes. Resultado: os norte-americanos, mesmo em Olimpíadas e Mundiais, jogavam com seus universitários. Depois da derrota de Indianápolis e da eliminação nas semifinais do torneio olímpico de Seul, no ano seguinte, os Estados Unidos perceberam que perderiam rapidamente a supremacia no basquete jogando apenas com amadores e universitários...

Um acordo entre NBA e FIBA, com as bênçãos do COI (interessado na mais crescente profissionalização olímpica), possibilitou a participação de profissionais no basquete desde as Olimpíadas de Barcelona, em 1992. Ou seja, as pessoas que se encantaram com o Dream Team de Jordan, Johnson, Bird etc. (e não foram poucas!) podem agradecer à Seleção Brasileira campeã pan-americana em Indianápolis.

Para ter-se uma idéia da marca que foi aquela partida, os Estados Unidos só voltariam a perder em casa numa competição oficial 15 anos depois, no Mundial de 2002, também em Indianápolis... De todo modo, guardadas as devidas proporções, o dia 23 de agosto de 1987 representa para o basquete norte-americano o mesmo que o dia 16 de julho de 1950 é para o futebol brasileiro.

Nenhum comentário: