22.8.07

A mais exótica das competições continentais



Começa no próximo sábado (indo até 8 de setembro), em Ápia, capital de Samoa, a 13ª edição dos Jogos do Pacífico Sul, a maior competição polidesportiva da Oceania (mesmo sem contar com a participação da Austrália e da Nova Zelândia, que além das Olimpíadas disputam somente os Jogos da Comunidade Britânica).

Serão disputadas 33 modalidades, a maioria delas pertencente ao programa olímpico, outras não-olímpicas (como o fisiculturismo, o críquete, o golfe, a bocha, o surfe e o rúgbi) e outras estranhas a nossos olhos, como a canoa polinésia e o netbol (esporte similar ao basquete, praticado predominantemente por mulheres e muito popular em países de colonização britânica).

Disputarão o evento, cuja primeira edição se deu em 1963 (em Suva, Fiji), 22 delegações, entre países independentes como Samoa, Fiji e Vanuatu, além de territórios e dependências - vários destes não-filiados ao Comitê Olímpico Internacional como Nova Caledônia (líder no quadro histórico com 568 medalhas de ouro, 1411 no total), Niue, Norfolk, Toquelau e as Ilhas Marianas do Norte. Não haverá competições aos sábados.

Curiosidade: o torneio masculino de futebol servirá como a primeira etapa das Eliminatórias da Oceania para a Copa do Mundo de 2010. As três seleções medalhistas enfrentarão a Nova Zelândia na Copa das Nações da Oceania de 2008, que dará à seleção campeã a vaga na Copa das Confederações de 2009, na África do Sul, além do direito de disputar a vaga para o Mundial numa repescagem contra o quinto colocado da Ásia. Entre as mulheres, o torneio de futebol valerá como classificação para o Pré-Olímpico do próximo ano.

Nenhum comentário: