28.7.07

Pan do Rio, o Pan do frio

Contrariando previsões que afirmavam clima ameno para o mês de julho de 2007 (apesar de estarmos na época do inverno), os Jogos Pan-Americanos do Rio terminam debaixo de uma onda de frio que não combina com a cidade-sede. Ressalte-se: foram poucos os momentos de céu aberto durante o período de disputa dos Jogos. As chuvas atrapalharam muitas competições realizadas a céu aberto - inclusive, cancelando as finais do softbol (o ouro foi para os Estados Unidos, único país que tinha garantido vaga na final) e adiando as finais do tênis masculino para o último dia de competições.

Para o Olimpismo, nenhuma surpresa. O mês de julho, pelo que foi mostrado, não é adequado para um grande evento como o Pan - só foi escolhido pelos organizadores por causa das férias escolares. Para um país como o Brasil, o mais adequado seria o mês de outubro ou novembro, uma época menos chuvosa. Em Olimpíadas, é comum os organizadores marcarem em datas que não sejam julho ou agosto - a Austrália que o diga. Os Jogos de 1956, em Melbourne, começaram em novembro; os de 2000, em Sídnei, em setembro.

A próxima edição do Pan, em 2011, na cidade mexicana de Guadalajara, deverá ser marcado para ocorrer de 14 a 30 de outubro - uma época em que os grandes atletas não deverão estar ocupados com outras competições, classificatórias para as Olimpíadas de Londres. O que poderia ter sido feito, perfeitamente, pelos organizadores cariocas.

Nenhum comentário: