21.7.07

País do futebol, do judô, da natação...




Nesta sexta-feira, o Brasil deu uma boa disparada no quadro de medalhas ao conquistar quatro ouros (dois na natação, com Thiago Pereira nos 200 metros quatro estilos, além da equipe do revezamento 4x100, e dois no judô, com Tiago Camilo e Edinanci Silva) e várias conquistas surpreendentes, como a prata da judoca Mayra Aguiar Silva (foto), de apenas 15 anos, e o bronze da nadadora Monique Ferreira nos 200 metros livre.

Apesar do nível técnico mais baixo do que de um Mundial ou de uma Olimpíada, os nadadores brasileiros fazem excelente campanha nas piscinas cariocas. Thiago Pereira se destaca por ser o nadador brasileiro de resultados mais convincentes da atualidade. Com as vitórias de hoje (ele recebeu a medalha do revezamento como reserva, pois nadara nas eliminatórias), chegou a cinco ouros e bateu o recorde brasileiro de número de medalhas de ouro numa única edição do Pan (batendo a marca de Fernando Scherer, de 1999, em Winnipeg) e ainda igualou a marca do maior nadador de todos os tempos, Mark Spitz (que ganhou cinco ouros em 1967, na mesma cidade canadense). E vem mais por aí...

O judô confirma sua tendência de ser um esporte altamente medalhista para o Brasil, não importando a competição. À prata e ao bronze de quinta-feira, juntaram-se os dois ouros, a prata e o bronze (este, conquistado por Luciano Correia) desta sexta, fazendo o Brasil ultrapassar o Canadá na terceira posição no quadro geral de medalhas.

E não parou por aí: os esportes coletivos femininos obtiveram grandes resultados nesta sexta. O futebol garantiu o primeiro lugar no seu grupo ao golear impiedosamente o Canadá por 7 a 0, com cinco gols de Marta, no Maracanã. Já o basquete estreou com uma vitória de 81 a 69 sobre a Jamaica.

Nenhum comentário: