27.7.07

Fantasma exorcizado. Mas calma, gente, ainda não acabou

A Seleção de vôlei masculino derrotou a Venezuela por três sets a zero (30/28, 25/18 e 25/16), classificou-se à final do torneio pan-americano contra os Estados Unidos, que eliminaram Cuba na outra semifinal, e coroaram um brilhante dia para o Brasil na competição (foram cinco medalhas de ouro, incluindo o tricampeonato por equipes na ginástica rítmica e a quebra de um longo jejum: o ouro no boxe depois de 44 anos).

Mas o Brasil, talvez assustado com a derrota sofrida para os próprios venezuelanos também numa semifinal, no Pan de 2003, começou mal a partida. A Venezuela jogou melhor no primeiro set, ficando quase o tempo todo à frente - chegou a ganhar por 23 a 18. Mas os brasileiros reagiram, e venceram por incríveis 30 a 28.

Com essa vitória, os brasileiros se soltaram e dominaram as ações da partida. Tanto que venceram os dois sets seguintes até com certa tranqüilidade.

O Brasil chega à final sem perder período nenhum, disposto a acabar com o jejum pan-americano que já dura 24 anos - além disso, este é o único título que o Brasil ainda não ganhou na Era Bernardinho. O Brasil mostra que não sente tanta falta assim do levantador Ricardinho, cortado às vésperas do Pan por desentendimentos de longa data com o treinador. Mas os norte-americanos, pelo que vêm mostrando no Rio, são osso duro de roer. Vale lembrar que, nessa mesma era (desde 2001), o Brasil perdeu grande parte das finais que disputou em casa - inclusive uma de Copa América, para os próprios Estados Unidos. Ou seja, muito cuidado.

Nenhum comentário: