28.2.10

Um fecho olímpico com chave de ouro

A última medalha de ouro das Olimpíadas de Inverno de 2010 não poderia vir de outra forma senão com muita emoção e muito drama. O torneio masculino do hóquei sobre o gelo foi decidido pelo maior clássico mundial da modalidade. Estados Unidos e Canadá fizeram um jogo emocionante que arrebatou o Canada Hockey Place e as torcidas que lotavam o local.

Os canadenses fizeram o primeiro gol no primeiro período, com Jonathan Toews. No segundo, Corey Perry marcou 2 a 0, mas o norte-americano Ryan Kesler diminuiu cinco minutos depois, num belo desvio com o taco, que enganou o goleiro Roberto Luongo. O terceiro período foi lá e cá, com as duas seleções buscando o ataque o tempo todo. Faltando meros 24 segundos para o final do jogo, com os norte-americanos tendo substituído o goleiro Ryan Miller por um jogador de linha, Zach Parise empatou a partida, levando para a prorrogação.

No tempo extra, com o recurso da morte súbita (a equipe que marcasse o primeiro gol ganharia a partida), os canadenses pareciam não estar abalados com o empate nos segundos finais. Jogaram melhor e buscaram o ataque o tempo todo. A persistência foi premiada com o gol de Sidney Crosby, faltando cerca de 12 minutos para o final da partida. O gol do título levou a torcida local ao delírio, orgulhosa que estava com a melhor seleção do mundo, a maior campeã olímpica do hóquei sobre o gelo (este foi o oitavo título do Canadá nas Olimpíadas). Na disputa do terceiro lugar, a Finlândia derrotou a Eslováquia por 5 a 3 e ficou com a medalha de bronze.

O octacampeonato olímpico no hóquei sobre o gelo coroou o fantástico desempenho do país-sede nas XXI Olimpíadas de Inverno. O Canadá, que não havia conquistado nenhuma medalha de ouro olímpica em casa antes dos Jogos de Vancouver, terminou em primeiro lugar no quadro de medalhas: 14 ouros, 7 pratas e 5 bronzes, 26 medalhas no total. A Alemanha acabou em segundo, com 10 ouros; os Estados Unidos em terceiro, com 9 ouros, tendo a vantagem de mais medalhas de prata que a Noruega, quarta colocada; a Coreia do Sul acabou em quinto, com 6 medalhas de ouro.

Os XXII Jogos Olímpicos de Inverno serão disputados em Sochi, na Rússia, de 7 a 23 de fevereiro de 2014.

Nenhum comentário: