27.2.10

A revanche, pela disparada

Amanhã, será disputada a final olímpica masculina do hóquei sobre o gelo, entre Estados Unidos e Canadá. Os dois países fazem o maior clássico da modalidade em todo o mundo - algo como Brasil x Argentina no futebol. Os canadenses contam com o apoio da torcida para se isolarem na liderança da galeria dos campeões olímpicos do hóquei sobre o gelo - estão empatados com a antiga União Soviética, cada um com sete ouros (o Canadá foi campeão de 1920 - na única vez em que o esporte figurou numa Olimpíada de Verão - a 1932, e em 1948, 1952 e 2002). Os Estados Unidos tentam o tri (e o primeiro ouro fora de casa: ganhou em 1960, em Squaw Valley, e em 1980, em Lake Placid - no chamado Milagre no Gelo, em que os norte-americanos venceram na fase final a então imbatível seleção soviética, que havia ganho as quatro Olimpíadas anteriores, e ganharia as duas seguintes, além do ouro ganho pela Comunidade dos Estados Independentes em 1992).

A grande final é uma revanche que move as duas seleções: na primeira fase, os canadenses perderam por 5 a 3 para os norte-americanos, que venceram os vizinhos depois de 30 anos em Olimpíadas; na final feminina, as donas da casa derrotaram os Estados Unidos por 2 a 0 e sagraram-se tricampeãs olímpicas. Nas semifinais masculinas, os norte-americanos golearam a Finlândia por 6 a 1, sem fazer muito esforço; já os canadenses tiveram mais dificuldades: depois de marcarem três gols nos dois primeiros períodos, deixaram a seleção da Eslováquia encostar no placar no período final; porém, venceram por 3 a 2. Todavia, esta final vale bem mais do que uma medalha de ouro no maior clássico do hóquei mundial - vale a disparada no quadro geral de medalhas das Olimpíadas de Inverno.

Superando as expectativas mais otimistas, o Canadá lidera o quadro de medalhas na véspera do encerramento das Olimpíadas - até o momento, os anfitriões ganharam 13 ouros, 7 pratas e 5 bronzes. A Alemanha está em segundo, com 10 ouros, e os Estados Unidos em terceiro, com 9 ouros. As medalhas canadenses vêm de todos os lugares - na patinação de velocidade, na patinação artística, e também no curling, onde conquistaram o ouro no masculino, graças a uma vitória por 6 a 3 sobre a Noruega na final; o bronze ficou com a Suíça, que venceu a Suécia por 5 a 4 numa disputa emocionante. Nada mau para um país que não tinha conquistado nenhuma medalha de ouro como anfitriã olímpica.

Nenhum comentário: