12.3.10

A festa continua na Colúmbia Britânica



Começa hoje e vai até o dia 21 a 10ª edição dos Jogos Paraolímpicos de Inverno, em Vancouver e Whistler, na província canadense da Colúmbia Britânica (a cerimônia de abertura será no mesmo BC Place das Olimpíadas). É a sequência de uma tradição nascida em 1976 (na cidade sueca de Örnsköldsvik), com a inclusão de portadores de deficiência em esportes praticados na neve e no gelo. As Paraolimpíadas de Inverno passaram a ser disputadas na mesma cidade das Olimpíadas somente na quinta edição, em 1992, na cidade francesa de Albertville (que dividiu a primazia com Tignes).
 
Em Vancouver, 506 atletas de 44 países disputarão medalhas em cinco modalidades (biatlo, curling em cadeira de rodas, esqui alpino, esqui cross-country e hóquei em trenó sobre o gelo). O Brasil não mandará representantes.
 
Na edição anterior, em 2006, na cidade italiana de Turim, a Rússia obteve a liderança no quadro de medalhas, com 13 de ouro. A Alemanha acabou em segundo, com oito, e a Ucrânia em terceiro, com sete. A anfitriã Itália foi a nona colocada, com duas medalhas de ouro.

Nenhum comentário: