7.2.10

A maior de todas as Olimpíadas de Inverno



Terá início na próxima sexta-feira dia 12, e irá até o dia 28, a 21ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Vancouver, no Canadá. É a continuação de um evento que, se não conta com o mesmo glamour dos Jogos de Verão (pelo menos para os países localizados abaixo da Linha do Equador), é importante para o movimento olímpico por sua relevância.

O maior evento esportivo de modalidades praticadas na neve e no gelo teve sua primeira edição realizada em 1924, em Chamonix, na França - o mesmo país que sediou os Jogos Olímpicos de Verão daquele mesmo ano, na capital Paris. Aliás, das quatro edições olímpicas de inverno realizadas no período anterior à Segunda Guerra Mundial, três foram no mesmo país das Olimpíadas "normais" (os Estados Unidos, em 1932, em Lake Placid/Los Angeles, e a Alemanha, em 1936, em Garmisch-Partenkirchen/Berlim, também receberam Olimpíadas de Inverno e Verão no mesmo ano; em 1928, os Jogos de Inverno foram em Saint-Moritz, na Suíça - que também receberia a primeira edição pós-guerra, em 1948 -, e os de Verão em Amsterdã, na Holanda).

Os Jogos Olímpicos de Inverno foram disputados no mesmo ano dos de Verão até 1992, em Albertville, na França. O Comitê Olímpico Internacional decidiu desvincular os seus dois eventos mais importantes para que os Jogos de Inverno não fossem eclipsados pelos de Verão e recebessem maior atenção e investimento. Então, o intervalo foi de apenas dois anos, e as Olimpíadas de Inverno de 1994 foram realizados em Lillehammer, na Noruega, voltando a ser de quatro anos logo depois. Desde então, o evento passou a marcar a primeira metade de cada ciclo olímpico.

Os Estados Unidos são o país que mais sediou Olimpíadas de Inverno, quatro vezes (Lake Placid, em 1932 e 1980; Squaw Valley, em 1960; e Salt Lake City, em 2002); a França vem a seguir, com três (Chamonix, em 1924; Grenoble, em 1968; e Albertville, em 1992). Este ano, o Canadá sedia pela segunda vez (a primeira foi em 1988, em Calgary). Curiosamente, apenas uma capital nacional sediou as Olimpíadas de Inverno até hoje: a norueguesa Oslo, em 1952.

Em 1924, apenas 258 atletas de dezesseis países disputaram medalhas em seis modalidades. Em 2010, 2.508 atletas de 80 países atuarão nos seguintes esportes: biatlo, bobsleigh, combinado nórdico, cross-country, curling, esqui alpino, esqui em estilo livre, hóquei sobre o gelo, luge, patinação artística, patinação de velocidade em pista curta, patinação de velocidade em pista longa, salto de esqui, skeleton e surfe na neve. Esta promete ser a maior edição da história das Olimpíadas de Inverno.

O Brasil disputa o evento desde 1992. Em 2010, cinco atletas brasileiros participarão: Isabel Clark, no surfe na neve (até hoje a atleta brasileira com a melhor colocação na história do evento, com o nono lugar obtido nos Jogos de Turim, em 2006); Jaqueline Mourão e Leandro Ribela, no cross-country; e Jhonatan Longhi e Maya Harrison, no esqui alpino. Os Jogos de Vancouver deverão marcar as estreias de Colômbia, Gana, Ilhas Cayman, Montenegro, Paquistão, Peru e Sérvia.

Nos Jogos de Turim, a Alemanha foi a primeira colocada no quadro de medalhas, com 11 ouros, 12 pratas e 6 bronzes. Os Estados Unidos acabaram em segundo, com 9 ouros, 9 pratas e 7 bronzes; a Áustria ficou em terceiro, com 9 ouros, 7 pratas e 7 bronzes. A anfitriã Itália acabou em nono, com 5 ouros e 6 bronzes.

Um comentário:

Lau Milesi disse...

Olá Daniel, parabéns pelo ótimo texto.Super informativo.Perfeito.

Um abraço.
Meu filho está indo hoje pra lá. Só que é para trabalhar, coitado...[rs]