31.1.10

2010, um ano que promete

O ano de 2010 promete ser uma grande festa esportiva, e não é só por causa da Copa do Mundo. Já no mês de fevereiro, será disputada mais uma edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Vancouver, no Canadá. Serão cerca de 5.500 atletas de mais de 80 países, disputando medalhas em 15 esportes na neve e no gelo. A cerimônia de abertura será às vésperas do Carnaval, no dia 12 de fevereiro, e a competição irá até o dia 28. Logo depois, de 12 a 21 de março, serão disputados na mesma cidade os Jogos Paraolímpicos de Inverno.

Também em março, só que entre os dias 19 e 31, serão realizados em Medellin, na Colômbia, os Jogos Sul-Americanos, com a participação de todos os países da América do Sul, além de Antilhas Holandesas, Aruba e Panamá. Cerca de 4 mil atletas competirão em 31 modalidades esportivas. No mesmo continente americano, mas um pouco acima, de 17 de julho a 1º de agosto, terão lugar na cidade porto-riquenha de Mayagüez os tradicionais Jogos Centro-Americanos e do Caribe, disputados por todos os países da América Central filiados ao COI, além de Colômbia, Guiana, México, Suriname e Venezuela. Haverá quase 5 mil atletas em 39 modalidades.

O ano de 2010 também marcará a estreia do mais novo evento do Comitê Olímpico Internacional: os Jogos Olímpicos da Juventude, que terão sua primeira edição disputada na Cidade de Cingapura, de 14 a 26 de agosto, com 3.500 atletas, entre 14 e 18 anos, de cerca de 170 países, competindo em 26 esportes. A Ásia receberá mais dois grandes megaeventos neste ano: de 3 a 14 de outubro, a cidade de Nova Délhi, na Índia, receberá os Jogos da Comunidade Britânica, disputados por países que foram ou são geralmente colonizados pela Grã-Bretanha - os quatro países do Reino Unido (Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales) competem separados neles. Será a segunda (depois de 1998, em Kuala Lumpur, na Malásia) edição do evento a ser disputada no continente asiático, que terá sua mais importante e tradicional competição esportiva realizada logo depois: os Jogos Asiáticos, de 12 a 27 de novembro, em Cantão, na China, com 43 modalidades esportivas. Na mesma cidade chinesa, será realizada, de 12 a 19 de dezembro, a primeira edição dos Jogos Parasiáticos.

Faltam ainda dois anos e meio para as Olimpíadas de Londres, mas 2010 será um ano bem corrido para quem gosta de acompanhar o esporte internacional.

Nenhum comentário: