3.9.14

Mesmo oscilante, Brasil vai bem na Copa do Mundo de Basquete

A 17ª edição da Copa do Mundo de Basquete, que está sendo disputada na Espanha, testemunha a luta da seleção do Brasil, bicampeã mundial, para reencontrar suas melhores atuações depois da vexaminosa campanha na Copa América do ano passado e do convite da FIBA para não ficar de fora de um Mundial pela primeira vez na sua história (a competição é disputada desde 1950; Brasil e Estados Unidos são os únicos países a disputarem todas as edições do torneio até hoje). O grupo complicado em que o Brasil caiu através do sorteio das chaves chegou a causar algum temor, mas a equipe treinada pelo argentino Rubén Magnano vem se saindo bem nesta primeira fase. Nas duas primeiras rodadas, depois de pequenos apagões no comecinho das partidas (ou seja, ainda no primeiro período), os brasileiros venceram a França (atual campeã europeia) por 65 a 63 e o Irã por 79 a 50. Na terceira rodada, houve a mesma coisa, mas não houve tempo de reagir devido à larga superioridade do adversário, a seleção do país-sede - a Espanha não teve dificuldade para vencer por 82 a 63.
 
Nesta quarta-feira, o Brasil teve talvez a sua melhor atuação neste Mundial, exceto em um detalhe que fora alvo de críticas em um passado não tão distante (notadamente na Copa América): a péssima atuação no terceiro período, o seguinte ao intervalo de jogo, quando os brasileiros desperdiçaram uma vantagem de 16 pontos (construída através de uma fantástica atuação no primeiro tempo) e encerraram os dez minutos do terceiro quarto em desvantagem no placar. Mas o Brasil teve a cabeça no lugar durante o período final, derrotando a Sérvia por 81 a 73 e garantindo vaga nas oitavas de final da competição.
 
Amanhã, o Brasil encerra sua participação na primeira fase enfrentando o já eliminado Egito, e ainda sonhando com a primeira colocação no Grupo A.

Nenhum comentário: