13.9.14

Estados Unidos e Sérvia decidem a Copa do Mundo de Basquete

Foto: EFE
Uma barbada e uma surpresa decidirão a Copa do Mundo de Basquete, no próximo domingo, em Madri, na Espanha. Como era de se esperar, os Estados Unidos derrotaram a Lituânia por 96 a 68, na última partida da competição disputada em Barcelona. Já a outra semifinal, disputada na capital espanhola, teve emoção de sobra: Sérvia e França fizeram um jogaço, principalmente nos dois últimos períodos, quando os franceses, atuais campeões europeus, superaram uma desvantagem que chegou a 18 pontos e lutou pelo resultado até o final. Porém, prevaleceu o maior volume de jogo dos sérvios, que venceram por 90 a 85.
 
A final de domingo tem os norte-americanos, atuais campeões mundiais e bicampeões olímpicos, além de serem os únicos invictos nesta competição, como os grandes favoritos - ainda tendo a grande oportunidade de, enfim, assumirem a liderança na galeria de campeões mundiais de basquete (conquistaram o título em 1954, 1986, 1994 e 2010). Do outro lado, porém, terão os herdeiros da Iugoslávia pentacampeã mundial (1970, 1978, 1990, 1998 e 2002) e que buscam levar este legado adiante. A Sérvia começou mal esta Copa do Mundo, classificando-se em quarto lugar no Grupo A, derrotando apenas as seleções de Irã e Egito. Mas cresceu enormemente na fase final, fazendo partidas fantásticas contra a então invicta Grécia nas oitavas e o Brasil nas quartas. A vitória sobre os franceses foi mais um passo rumo a esta decisão.
 
No sábado, também em Madri, Lituânia e França disputam o terceiro lugar, reeditando a decisão do Europeu do ano passado - naquela ocasião, vitória francesa por 80 a 66, na partida disputada em Liubliana, na Eslovênia.

Nenhum comentário: