6.9.13

Cidades candidatas a 2020: Tóquio

Encerrando a série sobre as cidades candidatas a sediar os Jogos Olímpicos de 2020, falaremos hoje sobre Tóquio.
 
A capital japonesa é a única das cidades candidatas a já ter sediado uma Olimpíada, em 1964. E também é tratada como a favorita para esta edição - se também devidos a seus méritos, muito por causa também de problemas que atingem suas concorrentes (convulsão política recente na Turquia e crise financeira na Espanha). Mas os japoneses têm suas cartas na manga para, desta vez, vencerem em sua segunda candidatura consecutiva (ficaram atrás do Rio e de Madri, e à frente de Chicago, na corrida para sediar os Jogos de 2016).
 
Dinheiro não falta aos nipônicos, assim como não faltou aos chineses em 2008. Mas os japoneses querem recuperar sua posição de vanguarda no que se refere a modernidades, perdida para os rivais - e querem usar a Olimpíada de 2020 para isso. Uma obra grandiosa está garantida, mesmo que Tóquio não vença: a reforma completa do tradicional Estádio Olímpico Nacional (aberto em 1958 para os Jogos Asiáticos daquele ano), usado em 1964 e, no futebol, sede das finais de Mundiais de Clubes (de 1980 a 2001) e da Copa do Imperador (desde a temporada de 1968, no primeiro dia do ano seguinte), relegado quase que a segundo plano no cenário esportivo japonês depois da inauguração do Estádio Internacional de Yokohama, que sediou a final da Copa do Mundo de 2002. A reforma será feita para a Copa do Mundo de Rúgbi de 2019, o que fará o Estádio Olímpico Nacional voltar a ser o maior do Japão, com 80 mil espectadores (atualmente, tem capacidade para 48 mil pessoas sentadas; o estádio de Yokohama pode receber pouco mais de 72 mil pessoas).
 
Caso Tóquio seja eleita, o novo Estádio Olímpico Nacional receberá, além das cerimônias de abertura e de encerramento, o atletismo, o rúgbi de sete e a final do torneio masculino de futebol. O tradicional Ginásio Yoyogi receberá o handebol, e o Budokan novamente receberá o judô, assim como em 1964. A maior parte das competições será disputada num raio de oito quilômetros da Vila Olímpica. Quatro estádios que receberam a Copa do Mundo de 2002 sediarão o futebol (além de Yokohama, também em Saitama, Sapporo e Miyagi; também serão disputadas partidas no Estádio Tóquio, e, como dito, o Olímpico Nacional sediará a final masculina).
 
As cartas estão na mesa. Istambul, Madri ou Tóquio? Amanhã, em Buenos Aires, a resposta.

Nenhum comentário: