5.9.13

Cidades candidatas a 2020: Madri

Hoje continuamos a série sobre as cidades candidatas a sediar os Jogos Olímpicos de 2020, com a capital espanhola, Madri.
 
Esta é a quarta candidatura madrilenha a sede olímpica, a terceira consecutiva - tinha se postulado pela primeira vez para 1972, quando ficou em segundo lugar, o mesmo ocorrendo na corrida para 2016; na para 2012, acabou em terceiro, atrás de Londres e Paris. Os espanhóis querem sediar uma Olimpíada pela segunda vez em sua história (Barcelona recebeu, com enorme sucesso, em 1992) e confiam muito na sua estrutura esportiva, uma das mais sólidas da Europa. Mas a crise financeira que a Espanha sofre há anos pode complicar as coisas.
 
De todo modo, não muitas coisas seriam construídas caso a capital espanhola seja a vencedora. Várias adaptações teriam que ser feitas, como as do Estádio Olímpico, que receberia as cerimônias de abertura e encerramento, além do atletismo. Mas o básico depende de obras pontuais: o Estádio Santiago Bernabeu seria o palco principal do futebol e a tradicional arena de touradas de Las Ventas sediaria o basquete, por exemplo. Várias localidades fora de Madri sediariam competições, como o Porto de Valência, sede da vela, e as subsedes do torneio de futebol, que seriam Zaragoza, Valladolid, Córdoba, Málaga e Barcelona - que, curiosamente, usaria como palco o Estádio Olímpico de Montjuic, palco principal dos Jogos de 1992.
 
Amanhã, falaremos sobre a candidatura de Tóquio.

Nenhum comentário: