4.9.13

Cidades candidatas a 2020: Istambul

No próximo sábado, na 125ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional a ser realizada em Buenos Aires, na Argentina, será escolhida a cidade-sede dos Jogos da XXXII Olimpíada. Três cidades foram designadas finalistas no processo de escolha: Istambul (TUR), Madri (ESP) e Tóquio (JPN). De hoje até sexta-feira, o Olimpismo vai falar sobre cada uma das cidades candidatas, em ordem alfabética. Hoje, falaremos sobre Istambul.
 
Capital do Império Romano Oriental e, posteriormente, do Império Otomano (quando ainda se chamava Constantinopla), Istambul é a maior cidade da Turquia - status que mantém mesmo depois da mudança da capital turca para Ancara, em 1923. Tem a particularidade de ser a única cidade do mundo dividida em dois continentes, o europeu e o asiático, separados pelo Estreito de Bósforo.
 
Istambul se candidata a sede dos Jogos Olímpicos pela quinta vez - de 2000 para cá, só não se candidatou a sediar os Jogos de 2016. Para 2020, os turcos prometem pôr em prática a experiência adquirida nos últimos anos - eles vêm sediando importantes competições esportivas, como o Mundial Masculino de Basquete em 2010 (em 2014, sediarão o Mundial Feminino) e a Copa do Mundo Sub-20 de futebol neste ano. A cidade tem estádios e ginásios modernos, recentemente inaugurados, e pretende usá-los intensamente caso seja a eleita - o Estádio Olímpico Atatürk (sede da final da Liga dos Campeões da Europa em 2005) abrigará o atletismo, os estádios de Fenerbahçe e Galatasaray estão entre os que abrigarão o futebol e o estádio do Besiktas sediará o rúgbi de sete.
 
Algo peculiar está previsto para as cerimônias de abertura e encerramento: pela primeira vez em 124 anos de história olímpica, elas seriam realizadas em um estádio especialmente construído para elas. Ele seria construído no Estreito de Bósforo, que divide a cidade pelos dois continentes - o local abrigaria também a chegada da maratona.
 
Amanhã, falaremos sobre a candidatura de Madri.

Nenhum comentário: