13.5.12

Defesa do título garantida

Foto: Vipcomm
O susto passou: atual campeã olímpica e vice-campeã mundial, a seleção brasileira feminina de vôlei defenderá o título este ano em Londres. Depois da quinta colocação na Copa do Mundo do ano passado, no Japão (em que classificaram-se para as Olimpíadas as três primeiras colocadas, Itália, Estados Unidos e China), chegou-se a temer que a equipe estivesse em má fase e com crises de relacionamento. Mas, pelo visto, as arestas foram aparadas e o Brasil sagrou-se campeão, neste domingo, do Torneio Pré-Olímpico Sul-Americano, disputado na cidade paulista de São Carlos.

As comandadas por José Roberto Guimarães fizeram uma campanha que pode ser considerada tão irretocável quanto previsível: quatro vitórias em quatro partidas disputadas. Na final, as brasileiras derrotaram o Peru por 3 a 0 (25/12, 25/16 e 25/9), completando a trajetória sem perder um set sequer. O Brasil junta-se no torneio feminino de vôlei a Grã-Bretanha (país-sede), as já citadas seleções italiana, norte-americana e chinesa (classificadas via Copa do Mundo), Argélia (campeã do Pré-Olímpico Africano), República Dominicana (campeã do Pré-Olímpico das Américas do Norte e Central) e Turquia (vencedora do Pré-Olímpico Europeu).

As últimas quatro vagas serão definidas no Pré-Olímpico Mundial, que começará a ser disputada por oito equipes no próximo sábado, no Japão. Uma das seleções classificadas será obrigatoriamente asiática (além das donas da casa, disputam a vaga continental as equipes de Coreia do Sul, Tailândia e Taiwan, classificadas através do Campeonato Asiático Feminino do ano passado). As demais três vagas serão disputadas por quatro seleções de outras zonas continentais, todas classificadas pelo ranking da FIVB (Rússia, atual bicampeã mundial; Cuba, tricampeã olímpica e que estava ameaçada de não competir por problemas financeiros, mas recebeu ajuda de custo dos organizadores; Sérvia e Peru, este classificado por causa da desistência do Quênia).

Nenhum comentário: