5.8.11

Faltam cinco anos, e ainda há muito para ser feito




Neste dia 5 de agosto, faltam exatos cinco anos (1.827 dias) para a cerimônia de abertura dos Jogos da XXXI Olimpíada, no Estádio Mário Filho, no Rio de Janeiro. Os preparativos dos organizadores cariocas para a cidade abrigar a primeira Olimpíada na América do Sul vêm sendo elogiadas pelo Comitê Olímpico Internacional. Porém, ainda há muita coisa para ser feita, modificada e melhorada.


Nesta sexta-feira, por exemplo, um blecaute atingiu vários bairros da cidade, e as explicações da Light para o fato não foram lá muito convincentes. De todo modo, isso mostra como os serviços básicos à população (o que passa pela saúde e pela segurança, entre outros fatores) ainda têm carências e precisam melhorar.


Há a previsão de que sejam gastos, ao longo desses cinco anos e pelas três esferas de governo, cerca de R$ 41,5 bilhões - cerca do dobro da previsão anterior. Ou seja, esse dinheiro todo terá que ser usado da maneira mais responsável possível, de modo que a população receba o legado que é prometido pelas Olimpíadas (e não foi de todo cumprida pelo Pan de 2007) - não só no âmbito esportivo, mas também no estrutural. Essa é a grande chance que a cidade tem para se reerguer, e ela não pode ser desperdiçada de maneira alguma.

Nenhum comentário: