9.10.09

Os primeiros desafios do Rio para 2016

Menos de uma semana depois da escolha do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, começam a surgir os primeiros fatos que evidenciam que muita coisa precisa ser feita para que os cariocas organizem dignamente o maior evento esportivo mundial. Eles surgiram numa área em que a candidatura recebeu algumas de suas maiores críticas: os transportes.

Por dois dias seguidos, tumultos entre usuários de trens e policiais foram causados por problemas nas composições, escancarando os inúmeros defeitos de uma rede numerosa como a da Região Metropolitana do Rio - anteontem, os confrontos se deram na Baixada Fluminense; ontem, foram na Central do Brasil.

O pior é que isso não ocorre somente na malha férrea. Os transportes no Rio andam um caos só: os engarrafamentos nas ruas, há muito tempo, são constantes em horários de pico. O metrô, além de viver uma expansão tímida, transporta muito além do necessário, com vagões lotados. Muito trabalho será preciso para que seja resolvido em sete anos o que o poder público não consegue resolver há décadas.

Nenhum comentário: