1.10.09

Candidatos a 2016: Tóquio


Encerrando a série sobre as cidades candidatas a sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, falaremos hoje sobre Tóquio.

A capital japonesa é a única das cidades finalistas a ter sediado uma Olimpíada, em 1964. Isso é visto como altamente positivo, devido à experiência em receber eventos de grande porte, não apenas esportivos. Além disso, tem o melhor sistema de deslocamento de atletas, segundo o COI. Isso é um grande ponto a favor dos japoneses: os planejados locais de prova se dividem em dois grandes polos, bem próximos um do outro, chegando a se entrelaçar onde se encontra o futuro Estádio Olímpico - o "velho", palco principal de 1964, seria usado somente no futebol (que utilizaria alguns palcos da Copa do Mundo de 2002, como os estádios de Yokohama - onde o Brasil se sagrou pentacampeão mundial -, Saitama, Osaka e Sapporo).

Grande parte dos locais usados na primeira vez seriam reformados e novamente utilizados em 2016, juntamente com a construção de novos locais. É a eficiência nipônica em ação, buscando sempre impressionar pelo visual e pela funcionalidade imperecível.

Nenhum comentário: