9.10.09

Golfe e rúgbi voltam ao convívio olímpico no Rio

No Congresso Olímpico que o COI organiza em Copenhague, foi decidido hoje que duas modalidades que estavam afastadas do programa olímpico há muito tempo voltarão a ser disputadas em Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em 2016. O golfe e o rúgbi conseguiram ser aprovados pelo COI, aumentando o número de modalidades olímpicas para 28 (nos Jogos de 2012, em Londres, ainda serão disputadas as 26 modalidades atuais).

O golfe voltará ao programa olímpico depois de 112 anos. O esporte foi disputado em apenas duas edições olímpicas: em 1900, nos Jogos de Paris, foram disputados os torneios masculino e feminino, no ano de estreia das mulheres em Jogos Olímpicos (dois golfistas norte-americanos conquistaram o ouro: Charles Sands entre os homens e Margaret Ives Abbott entre as mulheres). Em 1904, nos Jogos de Saint Louis, apenas homens disputaram medalhas, em dois torneios (individual, conquistado pelo canadense George Lyon, e equipes, em que a Western Golf Association, dos Estados Unidos, ganhou a medalha de ouro).

O rúgbi voltará às Olimpíadas depois de 92 anos, mas numa versão mais compacta, com equipes de sete pessoas, diferente das quinze utilizadas comumente. Esta versão teve quatro torneios olímpicos disputados: em 1900, a anfitriã França foi a campeã; em 1908, em Londres, a seleção da Australásia (delegação conjunta da Austrália com a Nova Zelândia) ganhou o ouro; e os Estados Unidos foram bicampeões em 1920, em Antuérpia, e 1924, em Paris. Em tese, o rúgbi de sete (que é disputado em eventos como os Jogos Asiáticos, da Comunidade Britânica e do Pacífico Sul, e o será também nos Jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara) fará sua estreia no programa olímpico.

Nos Jogos de 2016, o rúgbi de sete deverá ser disputado no Estádio de São Januário. Já o golfe será no Gávea Golfe Clube ou no Itanhangá Golfe Clube.

Nenhum comentário: