Hoje, a exatamente um mês da escolha da cidade-sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, o Comitê Olímpico Internacional divulgou os relatórios das quatro cidades candidatas, baseados em visitas de membros do COI a elas, em abril e maio deste ano. Chicago, Madri, Rio de Janeiro e Tóquio, como o previsto, receberam prós e contras dos delegados e do COI, mas nenhuma favorita foi apontada - o que só confirma a promessa de que esta será a escolha olímpica mais equilibrada de todos os tempos.
O Rio foi avaliado pelo COI como cidade com pontos positivos por causa do forte apoio popular e das esferas governamentais, assim como da experiência pela realização dos Jogos Pan-Americanos de 2007 e, futuramente, da Copa do Mundo de 2014 - contudo, terá que investir mais em infraestrutura de transportes e rede hoteleira. Além disso, foi ressaltado que a topografia e as grandes distâncias podem prejudicar o deslocamento dos atletas, o que faz com que a cidade tenha que implementar um sistema viário com certa urgência.
A respeito das concorrentes, o COI ressaltou que Chicago não teria apresentado completas garantias sobre custos econômicos; Madri não deixou claro acerca do envolvimento dos responsáveis pelo projeto; e Tóquio foi apontada como a candidata de melhor localização, mas que se ressente de um maior apoio do poder público. De todo modo, as candidaturas foram exaltadas pelo COI como de altíssimo nível, o que faz com que não haja favorito na escolha da cidade, no dia 2 de outubro, em Copenhague, na Dinamarca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário