29.9.09

Candidatos a 2016: Madri

Continuando a série sobre as cidades candidatas a sediar as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016, falaremos agora sobre Madri.

A capital espanhola quer aproveitar um embalo europeu, visto que a britânica Londres sediará os Jogos de 2012. Mas isso pode ser prejudicial, já que duas ou mais cidades europeias não sediam Olimpíadas seguidas desde 1936 (Berlim)/1948 (Londres)/1952 (Helsinque) - o que indica uma tendência do COI em descentralizar o evento olímpico. De todo modo, há esperanças entre os espanhóis, que sediaram (com enorme sucesso) os Jogos de 1992, em Barcelona.

A cidade conta com grandes instalações esportivas (como os tradicionais estádios Santiago Bernabéu e Vicente Calderón, principais palcos do futebol, e o Estádio Olímpico, de atletismo, que será totalmente reformado para receber, além do próprio atletismo, as cerimônias de abertura e encerramento), mas terá que construir a maior parte dos locais de prova caso seja escolhida nesta sexta-feira. Isso certamente custará muito aos cofres, o que pode jogar contra a candidatura.

Além disso, tem o crônico problema do terrorismo - tanto dos separatistas bascos do ETA quanto dos islamistas. Isso não atrapalhou os Jogos de Barcelona, mas o problema piorou muito neste século - há o precedente dos ataques terroristas ao metrô madrilenho, em 11 de março de 2004, o que obrigará o governo espanhol a investir maciçamente em segurança caso sua capital seja eleita.

Amanhã, falaremos sobre a candidatura do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: