28.9.09

Candidatos a 2016: Chicago


Nesta semana em que será escolhida a cidade-sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, o Olimpismo publica uma série especial que falará das quatro cidades candidatas. Elas serão apresentadas em ordem alfabética - portanto, a primeira cidade é Chicago, situada no estado norte-americano de Illinois.

A cidade buscará levar os Estados Unidos a sediarem as Olimpíadas de Verão pela quinta vez (isso foi feito por Saint Louis, em 1904; por Los Angeles, em 1932 e 1984; e Atlanta, em 1996). Mesmo tendo sediado um evento esportivo importante somente há cinquenta anos (os Jogos Pan-Americanos de 1959), Chicago se escora na experiência e eficiência norte-americanas para sediar eventos de grande porte.

Famosa por seus largos parques e vida cultural intensa (sediou duas grandes feiras mundiais no século passado), Chicago planeja colocar seus locais de prova (os já existentes, os temporários e os que ainda serão construídos) perto de suas mais famosas atrações turísticas, como os parques, museus e centros culturais, num raio de oito quilômetros - oferecendo a atletas e espectadores um acesso conveniente aos locais de competição, além de uma maior interação entre as partes. Estão previsto cinco polos de competição, em pontos privilegiados da cidade, com poucas distâncias um do outro.

Essa forte candidatura, porém, esbarra num problema: a rejeição popular. Muitos habitantes da cidade não veem necessidade de gastar tanto para sediar uma Olimpíada, ainda mais agora em que o país vive grave crise financeira, que somente agora parece se dissipar. Mesmo com o carisma do atual presidente do país, Barack Obama - que era senador pelo estado de Illinois na época em que ainda era candidato - os residentes de Chicago não estão levando muita fé nessa forte possibilidade que eles têm de receber atletas do mundo inteiro, daqui a sete anos. Há quem diga, porém, que sua simples presença do Congresso do COI em Copenhague, na próxima sexta-feira, será decisiva a favor da cidade - por enquanto, ele nega que vá comparecer. Por ora, será representado pela primeira-dama Michelle Obama. Mas pode ser que o presidente marque presença na última hora, fazendo com que Chicago se torne a grande favorita nessa disputa tão equilibrada (atualização das 11:45 - a assessoria da Casa Branca confirmou a presença de Barack Obama em Copenhague, na próxima sexta-feira).

Curiosidade: se Chicago for escolhida, sediará as Olimpíadas com 112 anos de atraso. Isso porque os Jogos de 1904 estavam previstos para acontecer lá. Só que os norte-americanos decidiram levar o evento para Saint Louis, no estado do Missouri, por causa da Feira Mundial que acontecia lá na época...

Amanhã, falaremos da candidatura de Madri.

Nenhum comentário: