25.8.09

Definida a segunda edição do NBB


Depois do grande sucesso comercial da primeira edição, realizada no primeiro semestre deste ano, a Liga Nacional de Basquete anunciou a edição 2009/2010 do NBB, o Novo Basquete Brasil, com algumas novidades. Com um time a menos que na edição anterior - o Limeira, atual campeão paulista, e o Lajeado anunciaram a suspensão de suas atividades, e o Londrina se inscreveu -, o maior torneio do basquete brasileiro terá um regulamento diferente e um tanto estranho...

A essência da primeira fase continua a mesma - os 14 times se enfrentarão, todos contra todos, em turno e returno. Diferentemente do habitual, em que os oito primeiros se classificam às quartas-de-final, desta vez apenas os quatro primeiros garantem vaga nas quartas e terão que esperar pela definição das outras quatro vagas, que virão numa espécie de repescagem (5º x 12º, 6º x 11º, 7º x 10º e 8º x 9º), que será disputada, como nas fases seguintes, numa melhor de cinco partidas. Na prática, a primeira fase não terá grande valia, pois 12 dos 14 participantes seguem com chances de conquistar o título ao seu final.

Apesar das desistências de Lajeado e Limeira, foi anunciada a participação de outro time de grande torcida além do Flamengo, atual bicampeão nacional. O Palmeiras, clube tradicional também no basquete (foi campeão nacional em 1977), disputará o NBB 2009/10 em parceria com o Araraquara.

O campeonato começa no dia 1º de novembro (o sorteio para composição da tabela será na próxima quinta-feira) e deverá terminar, no máximo, em 30 de maio do ano que vem.

As 14 equipes participantes são: Assis, Bauru, Brasília, Flamengo, Franca, Joinville, Londrina, Minas, Palmeiras/Araraquara, Paulistano, Pinheiros, Saldanha da Gama, São José e Vila Velha.

Nenhum comentário: