27.8.09

COI garantiu maior leque de opções para a TV em 2016

Foi informado que, na batalha entre as emissoras abertas da TV brasileira para a transmissão das Olimpíadas de 2016 (cuja sede será definida em 2 de outubro deste ano, entre Chicago, Madri, Rio de Janeiro e Tóquio), o Comitê Olímpico Internacional tomou uma decisão salomônica: três emissoras abertas (Bandeirantes, Globo e Record) transmitirão o evento daqui a sete anos. Uma decisão acertada, na opinião do Olimpismo - haverá o maior leque de opções para a grande parte da população brasileira desde 1996, quando cinco emissoras abertas (as três citadas, além do SBT e da extinta Manchete) levaram imagens ao vivo de Atlanta.

Desde as Olimpíadas de 2000, em Sydney, havia o direito à exclusividade dado à emissora que pagasse mais pelos direitos - a Globo os conseguia, repassando-os à Band e às emissoras de TV por assinatura (geralmente BandSports, ESPN Brasil e Sportv). Foi assim também em 2004 (Atenas) e 2008 (Pequim). Para os Jogos de 2012, que serão em Londres, a Record conseguiu os direitos (extensivos às Olimpíadas de Inverno de 2010, em Vancouver) e anunciou que será a única emissora a transmitir as Olimpíadas em sinal aberto, deixando a Globo (que transmitia ininterruptamente desde 1972) e a Band (que o fazia desde 1984) a verem navios. Para não amargar um prejuízo enorme, repassou os direitos de transmissão por assinatura à Sportv e por Internet ao Terra. Além disso, a emissora da Barra Funda conseguiu os direitos sobre os Jogos Pan-Americanos de 2011 (que serão em Guadalajara, no México) e 2015 (em local a ser definido pela ODEPA).

O acordo que deu às três emissoras abertas os direitos de transmissão das Olimpíadas de 2016 (que deverão ser extensivos aos Jogos de Inverno de 2014, em Sochi, na Rússia) premia as três redes de TV que mais investem em esportes no Brasil. Havia uma disputa acirrada entre elas, principalmente depois da entrada da Record no circuito das grandes transmissões de eventos esportivos. Já entre as TVs por assinatura e transmissão via Internet, a candidatura conjunta Globo/Bandeirantes conseguiu os direitos exclusivos (Sportv/BandSports), podendo optar pela transmissão ou pelo repasse de direitos a outras emissoras fechadas.

Nenhum comentário: