13.5.09

A visibilidade esportiva e os princípios da mídia

Foi anunciado o fim do time masculino de vôlei profissional do Unisul, ora sediado na cidade catarinense de Joinville, depois de dez anos de projeto. Entre outros motivos, a Universidade do Sul de Santa Catarina, que mantinha a equipe, apontou o fato de o nome da instituição universitária ser omitido pela emissora de TV que transmite a Superliga, durante as matérias e transmissões. Nelas, o time era chamado apenas pelo nome da cidade em que era sediado, como ocorre com outras equipes com nomes de empresas ou faculdades.

Quando determinada empresa patrocina uma equipe esportiva, o que ela quer é que seu nome apareça. É para isso que ela investe: associar sua marca a um time que se planeja vencedor. Mas setores da mídia têm regras que fazem questão de seguir, como a de não fazer propaganda ou merchandising durante transmissões. Às vezes, chega-se ao extremo de proibir que o nome de uma empresa seja falado, mesmo que ela batize um time. Vários grupos de comunicação no Brasil seguem essas normas.

É do direito dos setores de mídia não se arriscar a fazer propaganda involuntária, mas os nomes das empresas devem, sim, aparecer nas transmissões. Elas investem para isso, e têm o direito de aparecer para as câmeras. Enquanto nossas modalidades não conseguem se sustentar por si, toda ajuda será válida.

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