18.5.09

Sim, o Engenhão pode ser a casa do atletismo brasileiro

Ontem, depois de um intervalo de quase dois anos, o Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão (localizado no bairro de Engenho de Dentro, Zona Norte do Rio de Janeiro), voltou a sediar uma competição oficial de atletismo. Isso não acontecia desde agosto de 2007, quando o estádio sediou as provas de atletismo dos Jogos Parapan-Americanos. Pouco depois, a Prefeitura do Rio, construtora do estádio para o Pan, acertou o arrendamento do Engenhão pelo Botafogo de Futebol e Regatas, que passou a mandar suas partidas de futebol ali. Porém, problemas de relacionamento entre o presidente na época, Bebeto de Freitas, e diretores amadores impediram que a pista de atletismo fosse utilizada em competições oficiais.

Mas isso mudou com a posse do atual presidente, Maurício Assumpção, e a nova política do clube alvinegro para os esportes amadores. O novo diretor de esportes olímpicos do Botafogo, Miguel Ângelo da Luz (que, treinando a seleção feminina de basquete com Hortência, Paula e Janeth, conquistou o Mundial de 1994 e a medalha de prata nas Olimpíadas de 1996), acenou com investimentos do clube em esportes amadores, abrindo um novo mercado. Isso inclui a volta do uso da pista de atletismo do Engenhão - considerada a mais moderna da América Latina - em competições. Isso começou a ser posto em prática no GP Rio de Atletismo, realizado neste final de semana. No início de junho, o Engenhão sediará, pela primeira vez, o Troféu Brasil, a mais importante competição do atletismo brasileiro (o Rio não sediava o campeonato desde 2002, no Célio de Barros - de 2003 a 2008, foi disputado no Estádio do Ibirapuera, em São Paulo).

Assim, está aberto o caminho para que o Engenhão seja o que lhe era planejado desde a sua concepção: o grande palco do atletismo no Brasil, status dividido entre os estádios Célio de Barros (Complexo do Maracanã, Rio de Janeiro), Ícaro de Castro Mello (Ibirapuera, São Paulo) e Olímpico do Pará (Mangueirão, Belém; curiosamente, este estádio nunca sediou uma edição do Troféu Brasil). O Estádio Olímpico João Havelange é bem estruturado, com uma pista sensacional (aprovada pela IAAF, a instância máxima do atletismo no planeta) e é um dos carros-chefes da candidatura do Rio para sediar as Olimpíadas de 2016. Portanto, predicados não faltam para que o Engenhão atinja seu objetivo. Só resta melhorar o transporte ao seu redor, prejudicado pelas vias estreitas.

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