19.9.07

Pode Derly ser o maior judoca brasileiro da História? Potencial ele tem



No último final de semana, no Mundial do Rio, o judoca João Derly sagrou-se o primeiro brasileiro bicampeão mundial da modalidade, na categoria até 66 quilos. Desta forma, ele garantiu vaga nas Olimpíadas de Pequim, no ano que vem (já que tinha conquistado também o ouro no Pan).

Desta forma, ele se torna também a grande esperança de ouro olímpico na capital chinesa (visto que Tiago Camilo, também campeão mundial e pan-americano, ainda não obteve vaga pois ainda enfrentará numa seletiva Flávio Canto, que não disputou o Mundial por estar contundido). Caso alcance esse objetivo, será que Derly já pode ser considerado o melhor judoca brasileiro de todos os tempos, visto que o gaúcho seria o atleta deste esporte com os melhores resultados?

Pode ser que sim. Potencial pra isso, ele tem. Mas o fato é que o nosso judô nunca esteve tão bem (principalmente no masculino; as mulheres não conseguiram medalhas no Mundial). Isso se deve a um trabalho sério e que visa a popularizar a modalidade - pelo visto, os atuais dirigentes têm tudo para conseguir. Por um simples motivo: nunca tantos judocas serviram de exemplo para a prática esportiva. E João Derly encabeça essa nobre lista.

Nenhum comentário: