7.2.14

Sochi abre com grande festa sua Olimpíada de Inverno

Foto: AP
Em uma cerimônia de abertura que teve suas doses de emoção, apesar de algumas pequenas falhas no meio do caminho, a Rússia se exibiu ao mundo ao iniciar, no Estádio Olímpico Fisht, os XXII Jogos Olímpicos de Inverno. Esta é a primeira edição do evento a ser disputada em território russo, e também a primeira Olimpíada que os russos recebem desde os Jogos da XXII Olimpíada, em 1980, na sua capital Moscou.
 
Participam desta Olimpíada de Inverno um recorde de 88 delegações, seis a mais que na edição anterior, em Vancouver (CAN), no ano de 2010. Sete países fazem sua estreia em Sochi: Dominica, Malta, Paraguai, Timor Leste, Togo, Tonga e Zimbábue. Togoleses e zimbabuanos, aliás, formam com o Marrocos o trio de únicas nações africanas participantes destes Jogos. Além disso, a Índia disputa em Sochi sob a bandeira do Comitê Olímpico Internacional, já que foi suspensa em dezembro de 2012 por causa de problemas no sistema de eleição presidencial na Associação Olímpica Indiana.
 
Até o dia 23, cerca de 2.800 atletas disputarão medalhas em quinze modalidades - o Brasil conta com sua maior delegação na história olímpica de inverno (sua estreia foi em 1992, na cidade francesa de Albertville): treze atletas em sete modalidades.

Nenhum comentário: