1.2.14

Brasil é um dos convidados para o Mundial de Basquete

A FIBA (Federação Internacional de Basquetebol) anunciou as quatro seleções convidadas para a Copa do Mundo de Basquete deste ano, que será disputada na Espanha, de 30 de agosto a 14 de setembro. Além da Espanha (país-sede) e dos Estados Unidos (campeões olímpicos de 2012), dezoito países tinham se classificado através dos torneios continentais: Croácia, Eslovênia, França, Lituânia, Sérvia e Ucrânia, pela Europa; Coreia do Sul, Filipinas e Irã, pela Ásia; Angola, Egito e Senegal, pela África; Austrália e Nova Zelândia, pela Oceania; Argentina, México, Porto Rico e República Dominicana, pelas Américas.
 
Nesta última competição (a Copa América de Basquete disputada no ano passado, em Caracas), o Brasil fez uma das piores campanhas de sua história: quatro derrotas em quatro partidas e a eliminação na primeira fase. Contou para isso, entre outros fatores, a ausência dos brasileiros que disputam a liga norte-americana de basquete. Com isso, o Brasil se prontificou a candidatar-se a uma das quatro vagas por convite que a FIBA oferece a cada Mundial - em que são levadas em conta características como a tradição da modalidade em cada país e o comprometimento dos melhores jogadores em disputar o Mundial. Doze países (Bósnia-Herzegovina, Brasil, Canadá, Catar, Finlândia, Grécia, Israel, Nigéria, Polônia, Rússia, Turquia e Venezuela) eram os candidatos - outros três (Alemanha, China e Itália) retiraram suas candidaturas na última hora, pouco dispostos a pagar a taxa de 500 mil dólares pedida pela FIBA para a inscrição.
 
Neste sábado, em Barcelona, a instância máxima do basquete mundial anunciou as quatro seleções convidadas: a Turquia, atual vice-campeã mundial, e a Grécia, segunda colocada ao perder para os espanhóis a final de 2006, não surpreenderam - assim como o Brasil, apesar da péssima Copa América, visto o país marcar presença em todos os Mundiais desde a primeira edição, em 1950 (assim como os Estados Unidos), e sediar os Jogos Olímpicos em 2016. O que causou certo espanto foi o convite à Finlândia, país com pouquíssima tradição no basquete - é estreante em Mundiais, disputou apenas duas Olimpíadas (em 1952, quando sediou, e em 1964, sendo eliminada na primeira fase em ambas) e ficou em nono lugar no Europeu do ano passado. Pelo visto, dinheiro não anda faltando aos finlandeses amantes do basquete...
 
O sorteio dos grupos será na próxima segunda-feira.

Nenhum comentário: